Concorrência pode chegar a 1,8 mil candidatos por vaga de emprego, mostra pesquisa thumbnail
Economia

Concorrência pode chegar a 1,8 mil candidatos por vaga de emprego, mostra pesquisa

Áreas comercial e vendas lideram ofertas de vagas de emprego, com 31% das vagas disponíveis na plataforma do InfoJobs, mas é na área de administração que a disputa é mais acirrada. Homem segura carteira de trabalho enquanto procura emprego na região central de São Paulo
Amanda Perobelli/Reuters
Levantamento feito pelo InfoJobs, empresa de tecnologia para recrutamentos, mostra que a concorrência por uma vaga de emprego pode chegar a 1.875 candidatos para uma oportunidade.
A pesquisa, feita durante o mês de março, mostra que as áreas comercial e vendas lideram o ranking de oportunidades, com 20.580 vagas, mas é na área de administração que a concorrência é maior. Dentro do total de 4.327 vagas, a disputa para cargos de auxiliar tem 1.875 candidatos por vaga. A ocupação geralmente exige nível médio de escolaridade.
Currículo para primeiro emprego: veja dicas, como montar e baixe modelos
Veja 5 motivos que podem levar o recrutador a ignorar seu currículo
Posso colocar no currículo empregos sem registro em carteira? Veja dicas
Como justificar o tempo sem trabalhar no currículo e na entrevista
Já os cargos de nível operacional, normalmente de nível fundamental, têm 1.183 candidatos por vaga. Assistentes e estagiários também se destacam, com concorrência passando de 900 candidatos por vaga. Veja abaixo:
Concorrência na área de administração
Economia G1
Nas áreas comercial e de vendas, os cargos de auxiliar também lideram na concorrência, com 553 candidatos por vaga. Os cargos operacionais também estão entre os mais disputados, só ficando atrás dos estagiários. Veja abaixo:
Concorrência nas áreas comercial e de vendas
Economia G1
Nas áreas de tecnologia da informação, informática e telecomunicações, entre as 4.912 vagas oferecidas, os trainees são destaque na concorrência: 472 por vaga.
Concorrência nas áreas de TI e telecomunicações
Economia G1
No total de vagas e quantidade de candidatos, além de ter o maior número de vagas, as áreas comercial e de vendas também têm o maior número de candidatos: 6,4 milhões.
Já a área de administração tem 4,8 milhões de candidatos. E na de TI e telecomunicações são 578 mil pessoas em busca de uma recolocação.
“Conseguimos perceber que a procura dos candidatos está concentrada exatamente onde há o maior número de vagas, e esses números não são por acaso. Enquanto alguns segmentos foram marcados por uma grande desaceleração nos últimos meses, outros ganharam destaque em meio ao cenário de pandemia, como é o caso de vendas e comercial”, afirma Ana Paula Prado, country manager do InfoJobs.
Como vencer a disputa
De acordo com Ana Paula, o mercado de trabalha e os processos seletivos estão em constante evolução. Por isso, ela aconselha os candidatos a estarem sempre acompanhando as tendências, aprimorando seus conhecimentos técnicos e suas habilidades comportamentais para vencer a concorrência.
Além disso, o currículo deve receber atenção especial e ser atualizado de acordo com a vaga à qual o candidato está concorrendo. O uso de palavras-chave é essencial para que o currículo seja lido em meio à grande concorrência.
Especialista dá dicas de como fazer currículo claro e objetivo
Veja 4 dicas para aumentar as chances de ganhar a vaga
Reveja as informações do seu currículo
Conferir o objetivo profissional, a formação acadêmica e a experiência profissional é muito importante, uma vez que esses dados são os mais analisados pelos recrutadores, além de serem os contabilizados pelo sistema do site InfoJobs para definir a aderência à vaga.
Analise atentamente os requisitos da vaga
Atente-se a todos os detalhes da vaga, como a área de atuação, especialização, salário, tipo de contrato desejado, pois durante a avaliação do recrutador e também do sistema do InfoJobs, esses pontos precisam estar alinhados para garantir uma boa porcentagem de adequação do candidato à vaga.
Potencialize sua carreira
Investir na carreira garante novas oportunidades no mercado de trabalho. Faça um curso profissionalizante ou até mesmo um de extensão da sua profissão. Aprender um novo idioma também pode somar muitos pontos.
Não desista
Às vezes bate um desânimo quando aquela oportunidade não vinga, mas o segredo está em não desistir e ficar atento às dicas que podem ajudar a melhorar a forma de se apresentar à novas ofertas de emprego. Não deixe de se candidatar às novas vagas que surgem. A probabilidade de as empresas localizarem o seu perfil aumenta e suas chances de conquistar um novo emprego, também.

Tópicos