Fabricante de produtos de limpeza já retirou item de seu catálogo de produtos. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu na terça-feira (18) pela “sustação” da publicidade da esponja de aço “Krespinha”, da fabricante brasileira de produtos de limpeza Bombril. O produto foi alvo de reclamações nas redes sociais, e de mais de mil queixas ao próprio Conar.
Acusações de racismo fazem marcas reformularem ou descontinuarem produtos
Ainda em junho, a empresa já havia retirado o item do catálogo de produtos de sua página na internet, e informou que iria deixar de vender a esponja. Naquele mesmo mês, a empresa informou, em nota, que “mesmo sem intenção em ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade”.
A Bombril afirmou ainda que iria rever “imediatamente” toda a sua comunicação e “identificar ações que possam gerar mais compromisso com a diversidade”.
Nas redes sociais, a marca foi apontada pela associação aos cabelos crespos. Internautas lembraram ainda que, na década de 1950, a publicidade de uma esponja de aço com o mesmo nome trazia a imagem de uma criança negra.
Esponja de aço Krespinha
Reprodução/Bombril
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