Europeus demonstraram incômodo com a situação ambiental para caminhar com a parceria entre o bloco e o Mercosul. O Brasil e a União Europeia se comprometeram a aprofundar as discussões para resolver “preocupações” envolvendo o acordo de livre comércio UE-Mercosul, sinalizou nesta sexta-feira (23) o comissário de comércio europeu, Valdis Dombrovskis depois de sua primeira conversa por telefone com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo.
O comissário fez um tuíte falando de “discussão boa e produtiva sobre as relações comerciais UE-Brasil com o ministro das Relações Exteriores @ernestofaraujo”.
Conforme Vladis, “comprometemo-nos a trabalhar mais para resolver as preocupações em torno do Acordo Comercial #Mercosul da UE.”
Acordo entre Mercosul e União Europeia: o que prevê o texto
Como o Valor publicou, os dois lados tentam salvar o acordo birregional. A UE já deixou claro para o Brasil que precisa ver ações concretas da parte do Brasil na área ambiental, na fase ainda de pré-ratificação do acordo.
Países europeus cobram Brasil por medidas para conter o desmatamento na Amazônia
No Parlamento Europeu, uma parte dos deputados mantém posição dura e exige que a UE reabra o acordo com o Mercosul para prever sanções no caso de quebra de compromissos ambientais, trabalhistas e de direitos humanos.
Vejas as últimas notícias de economia
Comentar