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Com pandemia, reclamações contra empresas de turismo disparam, diz governo thumbnail
Economia

Com pandemia, reclamações contra empresas de turismo disparam, diz governo

Em site do Ministério da Justiça que registra reclamações, ocorrências sobre turismo aumentaram 427,8%; nos Procons, aumento foi de 220,9%. Mesmo assim, empresas de telecomunicações e bancos seguem sendo os maiores alvos de reclamações. As reclamações de consumidores sobre viagens, turismo e hospedagem cresceram 427,8% em 2020, ano em que foi declarada a pandemia de Covid-19, na comparação com 2019. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (15), fazem parte de um balanço da Secretaria Nacional do Consumidor sobre setores que registraram mais reclamações no ano passado.
O crescimento de 427,8% foi registrado no sistema “consumidor.gov.br”. Já o Sindec, que reúne informações dos Procons de todo o país, apontou um crescimento de 220,9% de atendimentos em 2020 com relação a viagens e turismo.
“Por conta do fechamento de muitas fronteiras e também em razão da diminuição inicial de 94% da malha aérea brasileira, o turismo foi afetado e nós estamos falando de um mercado extremamente pulverizado. Nós temos desde grandes redes hoteleiras até pequenas pousadas”, explicou a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues.
O consumidor.gov.br é um serviço de intermediação entre o consumidor e a empresa. Pelo site, o usuário verifica se a empresa está cadastrada, registra sua reclamação e, a partir daí, começa a interação entre o consumidor e a empresa. Ao fim, o usuário registra se o problema foi resolvido ou não. A plataforma registrou 1.196.627 reclamações em 2020, com 78% de taxa de resolução.
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) reúne dados dos Procons dos 26 estados do país, do Distrito Federal e de 607 municípios. O sistema realizou 2.068.156 atendimentos em 2020.
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Bancos e telecomunicações
Apesar dos números do turismo, os setores de telecomunicações e de serviços financeiros seguem, como em anos anteriores, registrando o maior volume de reclamações.
Setores mais demandados em 2020 (Sindec)
Telecomunicações: 18,3%
Serviços financeiros: 16,6%
Varejo / Comércio Eletrônico: 14,2%
Energia Elétrica: 8,5%
Segmentos mais reclamados em 2020 (consumidor.gov.br)
Bancos, Financeiras e Administradoras de Cartão: 26,8%
Operadoras de Telecomunicações: 26,6%
Comércio Eletrônico: 10%
Transporte Aéreo: 5,5%
Os principais problemas reclamados foram: cobranças, problemas com o contrato e vício ou má qualidade do produto.
“Boa parte dos brasileiros permaneceu em casa e fez bastante uso de telefonia, pacotes de serviços que são ofertados pelas empresas de telefonia, banda larga, internet, então as demandas de telecomunicações seguem liderando o ranking do Sindec”, disse Juliana Domingues.
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