Jogos Olímpicos Olimpíadas Últimas Notícias

Claudiney Batista Conquista Tricampeonato Paralímpico no Lançamento de Disco.

] https://www.caixa.gov.br/vem/Paginas/default.aspx

O lançador mineiro Claudiney Batista alcançou um feito notável ao se tornar tricampeão paralímpico no lançamento de disco da classe F56 durante os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, realizados no Stade de France. Com um lançamento de 46,86 metros, Claudiney estabeleceu um novo recorde paralímpico e garantiu sua quarta medalha paralímpica na carreira.

Claudiney, que sofreu a amputação da perna esquerda após um acidente de moto em 2005, já havia conquistado ouro nas edições de 2016, no Rio de Janeiro, com um lançamento de 45,33 metros, e em 2020, em Tóquio, com 45,59 metros. Seu recorde mundial é de 47,37 metros, obtido em junho de 2023 durante o Desafio CPB/CBAt, em São Paulo.

Em sua vitória mais recente, Claudiney expressou uma mistura de emoções: “É um mix de emoções. Feliz com esse tricampeonato, é muito treino, muito foco, muita determinação. Treinei bastante nesta aclimatação. Nesse momento vale tudo – alimentação, descanso, a ótima estrutura que o comitê nos deu em Troyes (França). Estava com um desconforto na coluna, fiquei apreensivo, mas na hora a adrenalina subiu, não senti dor e deu tudo certo.”

O pódio foi completado pelo indiano Yogesh Khatunyia, que levou a prata com um lançamento de 42,22 metros, e pelo grego Konstantinos Tzounis, que conquistou o bronze com 41,32 metros.

Além dos dois ouros no lançamento de disco, Claudiney também conquistou uma medalha de prata no lançamento de dardo em Londres 2012. No ciclo entre Tóquio e Paris, ele obteve sucesso notável, incluindo vitórias no lançamento de disco em dois Mundiais de Atletismo (Kobe 2024 e Paris 2023) e no Parapan de Santiago.

Claudiney Batista, nascido em Bocaiuva (MG), continua a ser uma inspiração no atletismo paralímpico, destacando-se pela sua resiliência e habilidade excepcionais

Fonte: agência gov

foto: Agência Brasil – EBC

Tópicos