Segundo estado, restos de substância estão grudados em rochas e recifes. Desde agosto, foram atingidos 48 localidades e oito rios, em 13 cidades. Óleo atinge pedras na Praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho
Mônica Silveira/TV Globo
Cinco meses após a primeira aparição do óleo que atingiu mais de mil praias no Nordeste e Sudeste, fragmentos da substância ainda são encontrados no litoral de Pernambuco. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado, há restos do produto em localidades em rochas e recifes, no Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, e no Janga, em Paulista, no Litoral Norte.
Em Pernambuco, manchas de óleo foram localizadas em 48 localidades e em oito rios. Ao todo, 13 municípios registraram danos. Foram coletados, desde agosto de 2019, 1.650 toneladas de resíduos.
Segundo a secretaria, os fragmentos de óleo persistem grudados em rochas e em recifes de arenitos. Na sexta-feira (24), foi realizada uma vistoria na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, uma das cidades mais afetadas pela substância. No local, ainda havia óleo, em pequena quantidade.
“Na praia de Itapuama, a gente fez uma verificação nas pedras. Lá foi retirado o grosso, na areia não tem mais material, mas há uma parte incrustada nas pedras. No Janga, há presença visual pequena de óleo por lá, também nas pedras”, disse o secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti.
Caranguejos em cima de óleo em mangue no Litoral de Pernambuco
Clemente Coelho Júnior/Reprodução
De acordo com o secretário, é necessário realizar um trabalho de remoção minucioso, feito por uma equipe técnica especializada. Essa ação, disse ele, precisa ser contratada em consonância ao que diz o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo.
O plano é de responsabilidade do poluidor ou do governo federal, quando não há a identificação do autor do crime ambiental, que é o caso. O secretário informou que será solicitado à União a conclusão do trabalho de remoção de “significativa quantidade de resíduos encontrados nas pedras, que podem contaminar a praia e a fauna marinha”.
A secretaria informou, ainda, que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ficou responsável pela limpeza do local, mas não tem data prevista para a realização das atividades.
Trabalho reminiscente
Ainda segundo o governo, equipes do Comitê de Suporte do Plano Nacional de Contingência (PNC) identificaram três locais como pontos de término das ações de limpeza: estuário do Rio Massangana, no Cabo; Atapuz, em Goiana; praia do Janga, em Paulista.
Todas as 1.650 toneladas de resíduo oleoso recolhidas em praias, rios e estuários de Pernambuco foram levadas ao Ecoparque Pernambuco, em Igarassu, no Grande Recife. Seguindo as recomendações do Ibama, se considera que as praias estão limpas quando os pontos de término foram alcançados e as ações alcançaram seus objetivos.
Esses pontos de término são estabelecidos com critérios como praia com valor turístico ou praia de recreação, sendo:
Sem manchas ou óleo esparso.
Sem pelotas de óleo maiores que 5 milímetros nos 10 centímetros de camada superior da areia da praia.
Não mais que cinco pelotas menores que 5 milímetros por metro quadrado de praia.
Sem faixas contínuas de óleo enterrado.
É aceitável a presença de algumas pelotas enterradas a mais de 10 centímetros de profundidade.
Confira a relação de locais atingidos
Goiana
Catuama
Ponta de Pedras
Ilha de Itapessoca
Itamaracá
Praia de Forte Orange
Enseada dos Golfinhos
Praia de Jaguaribe
Praia do Pilar
Sossego
Pontal da Ilha de Itamaracá
Paulista
Conceição
Nossa Senhora do Ó
Janga
Maria Farinha
Pau Amarelo
Olinda
Praia de Dell Chifre
Jaboatão dos Guararapes
Candeias
Piedade
Barra de Jangada
Recife
Boa Viagem
Cabo de Santo Agostinho
Ilha Cocaia
Itapuama
Pedra de Xaréu
Porto de Suape
Praia de Suape
Praia do Paiva
Praia de Gaibu
Ilha do Amor
Enseada dos Corais
Ipojuca
Porto de Galinhas
Praia de Gamboa
Nossa Senhora do Ó
Muro Alto
Pontal do Cupe
Praia do Cupe
Merepe
Pontal de Maracaípe
Sirinhaém
Aver o Mar
Guaiamum
Ilha de Santo Aleixo
Barra de Sirinhaém
Praia de Sirinhaém
Tamandaré
Carneiros
Tamandaré
Boca da Barra
Praia da Pedra
Rio Formoso
Reduto
Barreiros
Mamucabinhas
São José da Coroa Grande
Praia de São José da Coroa Grande
Rios
Persinunga
Mamucabas
Una
Formoso
Maracaípe
Massangana
Jaboatão
Jaguaribe
Initial plugin text
Comentar