O governo chinês respondeu com firmeza às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu elevar as tarifas sobre produtos chineses em mais 50% a partir de 9 de abril. Nesta terça-feira (8), o Ministério do Comércio da China declarou que o país “tomará resolutamente contramedidas” para proteger seus interesses, caso Washington leve adiante o novo aumento tarifário.
Em nota oficial, o governo chinês classificou a atitude dos EUA como “chantagem” e disse que a escalada das tensões comerciais representa um erro estratégico. “Os EUA ameaçam escalar as tarifas contra a China, o que é um erro em cima de outro e mais uma vez expõe a natureza chantagista do lado norte-americano, o que a China nunca irá aceitar”, afirmou o ministério.
Guerra Comercial em Escalada Na semana passada, Trump impôs uma tarifa de 34% sobre produtos chineses. Em resposta, Pequim aplicou o mesmo percentual sobre itens americanos. Insatisfeito, o presidente norte-americano ameaçou ontem (7) impor tarifas adicionais de 50%, o que ampliaria significativamente a carga tributária sobre as importações chinesas e poderia levar o total de taxação a ultrapassar 100% em alguns setores.
Impactos no comércio global O embate entre as duas maiores economias do mundo já provoca turbulências nos mercados financeiros e pode ter efeitos negativos no comércio global, atingindo cadeias produtivas e aumentando o custo de bens de consumo em vários países.
Voz de Brasília – informação internacional com profundidade e credibilidade.
fonte:blog do riella
foto:foto da web
Comentar