A CAPES e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) oferecem, desde novembro de 2020, capacitação gratuita para professores, alunos de licenciatura e outros profissionais que atuam na educação básica. São seis cursos de apoio ao uso de tecnologias em salas de aula que já contam com 140.105 matriculados. As inscrições seguem abertas para as aulas de Psicologia da Educação, Desenho Didático para o Ensino On-line, Como Produzir Videoaulas, Mediação em EaD e Multimeios em Educação.
Totalmente virtuais, as capacitações foram pensadas para que os profissionais se preparem para trabalhar com ferramentas on-line além do cenário da COVID-19, no retorno às aulas presenciais. Os participantes aprendem a produzir os próprios materiais audiovisuais e aperfeiçoam as práticas das aulas presenciais e a distância.
O curso Como Produzir Videoaulas ensina técnicas básicas para produção de aulas em vídeo e conta com 27.361 participantes. Já o de Mediação em EaD tem 22.051 alunos e aborda o trabalho de tutoria na educação a distância (EaD). Outras 28.915 pessoas participam das aulas de Desenho Didático para o Ensino On-line, onde são apresentados os aspectos básicos do planejamento para o ensino mediado por tecnologias.
Com 16.113 inscritos, o curso Multimeios em Educação apresenta as possibilidades que o uso de novas e diversas mídias oferecem para a construção de estratégias de aprendizagem em diversos contextos. Já o de Formação para Docência Digital em Rede tem 10.496 participantes que discutem diferentes modelos pedagógicos e analisam processos de comunicação e interação. Por fim, o curso de Psicologia da Educação conta com 35.169 alunos e volta-se para o estudo científico proporcionado pela Psicologia aplicada à educação.
Fonte: www.gov.br
Comentar