Voz de Brasília
Começa nesta segunda-feira (14) a campanha nacional da Semana Saúde na Escola, com o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Saúde (MS). A mobilização segue até o dia 25 de abril, com o objetivo de vacinar 30 milhões de estudantes de até 15 anos de idade, matriculados em 110 mil escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio.
A abertura oficial da campanha foi realizada na última sexta-feira (11), em pronunciamento em rede nacional pelos ministros Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde). Os ministros destacaram o esforço conjunto entre Governo Federal, estados e municípios para garantir o acesso de estudantes às vacinas.
“Nós estamos mobilizados para que cada escola pública do país receba as vacinas que vão garantir mais saúde aos nossos estudantes”, afirmou Camilo Santana. “Contamos com estados e municípios para esse esforço conjunto.”
Vacinas e público-alvo
Serão oferecidas vacinas contra:
Febre amarela
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche)
Meningite e HPV, para estudantes com mais de 5 anos e menos de 15 anos
A imunização será feita por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) diretamente nas escolas públicas, ou em unidades básicas de saúde de referência, com o consentimento prévio dos responsáveis.
O ministro Alexandre Padilha reforçou a importância da vacinação e garantiu a segurança das vacinas distribuídas no país:
“O Brasil está dando a volta por cima e vai voltar a ser campeão mundial da vacinação. As vacinas são seguras, salvam vidas e representam proteção para toda a família.”
Abertura com webinário nacional
Nesta segunda-feira (14), às 15h, o Governo Federal realiza o 15º Webinário Nacional e Intersetorial do Programa Saúde na Escola (PSE), com o tema “Zé Gotinha na Escola: Bora Vacinar”. A transmissão será feita pelo canal oficial do MEC no YouTube e marcará simbolicamente o início das ações.
O evento vai ressaltar o papel estratégico da vacinação na prevenção de doenças infecciosas e na proteção da comunidade escolar, incentivando o engajamento de famílias, gestores e profissionais da saúde e educação.
fonte:blog do riella
foto:foto da web
Comentar