Com mais de 80 mil desaparecimentos registrados no Brasil em 2023, a Piracanjuba, em parceria com o Movimento Mães da Sé, lançou uma campanha que estampa imagens de pessoas desaparecidas nas embalagens de leite da marca. O projeto, chamado Desaparecidos , usa inteligência artificial para atualizar retratos antigos, mostrando como essas pessoas poderiam estar atualmente. Essa ação é inspirada em uma campanha dos anos 80 nos Estados Unidos, que utilizou caixas de leite para divulgar imagens de desaparecidos.
O processo de atualização dos retratos é realizado pelo perito Hidreley Diao, que utiliza projeção de idade para recriar características atuais de desaparecidos há mais de cinco anos, com destaque para crianças. As imagens produzidas pela IA são inseridas em situações do cotidiano, aumentando a identificação e a empatia do público. Lisiane Campos, diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, reforça que a campanha é permanente e tem como objetivo sensibilizar a sociedade e contribuir para as buscas.
Ivanise Espiridião, fundadora do Movimento Mães da Sé, conhece de perto a dor de perder um ente querido: sua filha Fabiana desapareceu em 1995, aos 13 anos. Desde então, Ivanise transformou sua angústia em ação, ajudando outras famílias que enfrentam o mesmo sofrimento. De acordo com a legislação brasileira, casos de desaparecimento de crianças e adolescentes devem ser investigados imediatamente, com alerta enviado a portos, aeroportos, e companhias de transporte.
A campanha, além de mobilizar a sociedade, traz esperança e mantém viva a busca pelos desaparecidos. Como destacou Ivanise, a dor de cada família é um combustível para que ela e o movimento continuem lutando por respostas e pelo reencontro de tantos lares brasileiros.
Fonte:CNN Brasil
Foto:Visão Notícias
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