Série do G1 mostra, todo mês, quais alimentos estão na safra e, por isso, podem ficar mais em conta. Também é tempo de abacaxi, mamão, acerola, cenoura, beterraba e pepino. Em outubro, a primavera está no seu auge e o clima da estação garante uma oferta generosa e variada de frutas. Tem para todos gostos: uva, melão, abacaxi, mamão, banana, acerola e muito mais. No grupo dos legumes, tomate e o pimentão são os alimentos da vez.
Na série Calendário da Feira, iniciada em julho, o G1 mostra, todo mês, quais alimentos estão na safra e, por isso, podem ficar mais em conta.
Calendário da Feira de Outubro
Arte/G1
A seguir, confira mais detalhes sobre a safra das principais frutas e legumes do mês, além de saber como comprar, conservar e outras curiosidades.
Uva
Uvas vermelhas da variedade Sweet Celebration produzidas pelas Fazendas Labrunier, em Petrolina (PE)
Divulgação/Fazendas Labrunier
Docinhas e refrescantes, as uvas estão no seu auge em outubro, enfeitando as gôndolas dos supermercados e as barracas das feiras.
De diversos tipos e sabores, as uvas harmonizam com “queijos, vinhos, saladas, sobremesas e um lanchinho da tarde”, conta a gerente de marketing das Fazendas Labrunier, Luiza Barni Bonin.
Saborosa, sem caroço e produtiva: conheça a uva BRS-Vitória
São 18 variedades produzidas hoje no Brasil e a Labrunier, que é a maior no ramo de uvas de mesa do país, produz todas elas. Porém, três merecem destaque pela alta produção e sabor:
Vitória: uva preta e muito docinha.
Sweet Globe: uva verde e extremamente crocante e suculenta.
Sweet Celebration: vermelha, crocante e doce.
Há duas safras de uva no país: uma no primeiro semestre e outra no segundo. Mas é entre os meses de setembro a dezembro que a oferta cresce em volume e em variedade.
“Neste segundo semestre, um bom volume de uva está sendo colhido e com alta qualidade”, afirma Luiza.
Pernambuco é o estado que lidera a produção das uvas de mesa. Já o Rio Grande do Sul é o maior quando se trata da uva voltada para a fabricavinho.
Auge da safra: setembro a dezembro.
Como comprar: escolha as uvas carnudas, firmemente presas ao caule. Evite as frutas enrugadas, sugere a Ceasa Minas.
Como conservar: a melhor forma de conservar a uva é na geladeira e lavá-la apenas antes de consumir. Assim, ela dura mais.
Confira no vídeo abaixo uma receita de pavê de uva.
Receita de pavê de uva, fácil e muito gostoso
Melão
Melão lidera pauta de exportações do Rio Grande do Norte
Fred Veras/Sebrae
Outra fruta refrescante do mês é o melão que, além de ser consumido como produto de mesa, vai bem em saladas de frutas, sucos e em receitas de doces em conserva.
De acordo com o diretor institucional da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, a safra de melão está boa e acima das expectativas neste ano.
O principal estado produtor de melão atualmente é o Rio Grande do Norte.
Auge da safra: setembro a janeiro.
Como comprar: dê preferência aos de casca firme, cor viva, sem rachaduras ou partes moles. Para ser consumido, o ideal é que ceda à pressão dos dedos.
Como conservar: na geladeira, conserva-se por até duas semanas, quando em boas condições.
Veja abaixo a reportagem sobre o melão produzido no Ceará que tem ganhado mercado na China.
Melão produzido no Ceará ganha mercado da China
Pimentão
Pimentão tem diferentes cores
Reprodução
Com cores vibrantes fazendo jus à primavera, os pimentões entram em cena com mais força entre os meses de setembro e dezembro.
E, neste ano, eles devem abastecer bem as feiras e os supermercados, já que houve um “excesso de oferta”, conta Gilson Antônio de Jesus Camargo, produtor orgânico da fazenda Alambari, no estado de São Paulo. Com isso, as promessas são de preços melhores a partir deste mês.
Pimentão recheado com linguiça é receita da ‘Hora do Rancho’
Na culinária, sua versatilidade é grande. Eles podem ser servidos como prato principal, como os recheados com carnes e queijos, ou utilizados para incrementar saladas, molhos, pratos cozidos, assados e ensopados. Porém, para acertar a receita é preciso ter atenção com as características de cada um deles:
Pimentão Verde: é mais ácido e indigesto, pois tem uma casca mais grossa. Isso acontece, porque ele é colhido antes do tempo de maturação.
Pimentão Vermelho: é mais doce e menos indigesto do que o verde, pois tem a casca mais fina e é colhido no tempo certo de maturação.
Pimentão Amarelo: é levemente mais doce do que o vermelho e também tem uma casca mais fina. Também é menos indigesto do que o verde.
O país todo produz pimentão, mas a safra é maior em São Paulo e em Minas Gerais.
Auge da safra: setembro a dezembro.
Como comprar: escolha os pimentões firmes e que tenham brilho.
Como conservar: na geladeira, conserva-se por duas a três semanas, embrulhado em saco plástico transparente.
Tomate
Tomate é o 2º produto mais comercializado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp)
Pexels
O tomate é 2º produto mais comercializado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), perdendo somente para a laranja.
Ele marca presença nos mercados e feiras o ano todo, mas é entre os meses de setembro e dezembro que a sua oferta cresce, conta Alex Lee, produtor de orgânicos de São Paulo.
Por outro lado, de acordo com a Trebeschi, a maior produtora de tomates do país, a produtividade do alimento caiu em meados de setembro, em função das altas temperaturas, o que contribuiu para uma alta de preços.
Os quatro tipos mais consumidos pelos brasileiros são:
Tomates do grupo salada (longa vida): maior durabilidade e mais versáteis na culinária, podendo ser utilizados em saladas, lanches, vinagretes, e molhos.
Tomates italianos: mais adequados para molhos e consumo in natura.
Tomates sweet grape: ideais para saladas e snaks em diferentes horas do dia.
Tomates tipo caqui: de calibre grande, muito usado nos buffets das churrascarias e também para saladas.
A produção do tomate é forte nos estados do Sudeste e Sul.
Auge da safra: setembro e dezembro
Como comprar: escolha os bem firmes, lisos, de cor uniforme, sem manchas ou rachaduras.
Como conservar: maduro o tomate conserva-se em geladeira por uma semana. Verde, deve ser conservado em temperatura ambiente até amadurecer, explica a Ceasa Minas.
Veja abaixo uma receita de tomate recheado.
Enfermeira ensina receita de tomate recheado que aperfeiçoou após aprender na internet
Por que consumir alimentos da safra?
Frutas, legumes e verduras.
Divulgação
Com a modernização das técnicas agrícolas, hoje já é possível encontrar uma grande variedade de frutas, legumes e verduras o ano inteiro nos mercados e nas feiras.
Porém, consumir produtos de época pode ser uma opção mais barata e saudável.
Com o crescimento da oferta nos períodos de safra, a tendência é os preços caírem. Mas isso nem sempre é uma regra. Como a produção de hortaliças depende muito de fatores climáticos, qualquer mudança muito intensa na temperatura, por exemplo, pode impactar a oferta.
Além disso, o consumo de alimentos de época tende a ser mais saudável, pelo menor uso de agrotóxicos em seu cultivo.
Como reduzir a chance de ingerir agrotóxicos nos alimentos, segundo especialistas
Por que a produção de alimentos depende tanto de agrotóxicos?
“Para terem um bom desenvolvimento fora do seu ciclo natural de produção, é necessário uma intervenção mais intensa de químicos durante o preparo do solo, por exemplo”, ressalta Lígia dos Santos, do São Camilo.
Além disso, quando estão em seu ciclo natural de produção, sem a necessidade de tanto uso de agrotóxico, os alimentos ficam com o seu sabor natural mais acentuado.
Agro é tech… veja vídeos da indústria-riqueza do Brasil
Comentar