Golpes ocorrem por e-mail, ligações e SMS para roubar credenciais de e-mail e contas do WhatsApp. Quem faz parte do grupo prioritário deve procurar a secretária de saúde estadual. E-mail promete cadastrar vítima em programa de vacinação para a Covid-19.
Reprodução/Kaspersky
A empresa de segurança Kaspersky e o Ministério da Saúde emitiram alertas sobre fraudes que prometem cadastrar as vítimas para a vacinação contra a Covid-19.
Quem cair no golpe e fornecer suas informações pode ter a conta de WhatsApp roubada ou o e-mail acessado pelos golpistas.
De acordo com o Ministério da Saúde, as vítimas são contadas com o pretexto de realizar o cadastro para a vacinação.
Em seguida, os golpistas tentam cadastrar o telefone em um aplicativo de mensagens e então solicitam o código que chega por SMS para supostamente confirmar o cadastro de vacinação.
Caso o código seja fornecido, os criminosos poderão ativar um app de mensagem (como o WhatsApp) em outro telefone, roubando a conta da vítima.
Saiba como aumentar a segurança do celular e dos aplicativos de mensagens
Já na fraude detectada pela Kaspersky, as senhas de acesso aos e-mails corporativos é que estão na mira dos criminosos.
A mensagem orienta a vítima a utilizar a mesma senha da conta de e-mail para o suposto cadastro. Quem seguir essa instrução permitirá a entrada de invasores em sua caixa de mensagens, comprometendo informações e até a rede da empresa.
Site falso solicita senha do e-mail da vítima.
Reprodução/Kaspersky
Estados têm cadastro limitado
O cadastramento para a vacinação realmente está ocorrendo em alguns estados. Quem faz parte do grupo prioritário estabelecido – profissionais da saúde e grupos indígenas, por exemplo – pode se informar sobre o processo com a secretaria de saúde estadual.
No entanto, os órgãos de saúde não realizam contato direto para oferecer a inclusão no cadastro, como os criminosos estão fazendo. Também não é solicitada qualquer senha de acesso como condição para o cadastramento.
Governo de SP cria site para pré-cadastro na campanha de imunização contra Covid-19 entre grupos prioritários do estado
Por esse motivo, recomenda-se ignorar qualquer contato que supostamente ligado ao cadastro para a vacinação.
O Ministério da Saúde também frisou que, nesta etapa inicial de distribuição do imunizante, a população geral ainda não deve procurar os postos de saúde para ser vacinada.
Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com
Veja 5 dicas para sua segurança digital
5 dicas de segurança para sua vida digital
Assista mais vídeos para se manter seguro na internet
Comentar