Entre os dias 6 e 8 de novembro, a Câmara dos Deputados sediará a 10ª Cúpula do P20, evento que reúne representantes dos parlamentos das 20 maiores economias do mundo, sob o tema “Parlamentos por um Mundo mais Justo”. O P20, criado em 2010, é liderado pelos presidentes dos parlamentos dos países do G20 e busca aproximar congressistas das decisões que impactam a governança global. Em 2023, o Brasil, que atualmente preside o G20, está à frente da cúpula, com o presidente da Câmara, Arthur Lira, como líder do evento.
O encontro reunirá mais de 60 delegações internacionais em Brasília, com um total estimado de 240 a 480 representantes. Segundo o diretor-geral da Câmara, Celso de Barros Correia Neto, o grande número de confirmações destaca a relevância e a responsabilidade da organização para o Brasil.
Este ano, o Brasil introduziu uma inovação ao promover a primeira reunião de mulheres parlamentares do P20, realizada em julho, em Maceió (AL). A iniciativa foi marcada como um passo importante para aumentar a representatividade feminina e reforçar a importância de debates contínuos sobre equidade de gênero no cenário político global.
Fonte:Câmara dos Deputados
Comentar