Apesar de ser um dos maiores exportadores globais, o Brasil ocupa apenas a 18ª posição entre os principais fornecedores dos Estados Unidos, de acordo com levantamento do site Poder 360. Em 2024, apenas 1,3% das importações norte-americanas vieram do Brasil, o que representa US$ 42,3 bilhões em compras no ano.
O contraste é evidente quando comparado aos principais parceiros comerciais dos EUA. México (15,5%), China (13,4%) e Canadá (12,6%) lideram o ranking e, juntos, somam 41,5% das importações totais dos Estados Unidos, o equivalente a impressionantes US$ 1,36 trilhão em vendas.
Esses dados reforçam a baixa inserção brasileira no mercado norte-americano, ao mesmo tempo em que mostram a vulnerabilidade de setores específicos, como o agronegócio, às medidas tarifárias recentes. Embora os Estados Unidos não sejam o principal destino das exportações brasileiras no geral, alguns segmentos altamente dependentes do mercado americano podem sofrer impactos expressivos com o atual cenário de retaliações comerciais.
Voz de Brasília
Fonte:Blog do Riella
Foto:foto da web
Comentar