Voz de Brasília
Diante da decisão dos Estados Unidos de impor sobretaxas a produtos brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (03) que o Brasil não abrirá mão de sua soberania e tomará as medidas necessárias para proteger suas empresas e trabalhadores.
“O Brasil não bate continência para nenhuma outra bandeira que não seja a verde-amarela. Falamos de igual para igual, respeitamos todos os países, do mais pobre ao mais rico, mas exigimos reciprocidade de tratamento”, declarou Lula durante o evento “O Brasil dando a volta por cima”.
O presidente reforçou a posição já manifestada pelos Ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, que divulgaram uma nota oficial em resposta ao “tarifaço” anunciado pelo governo estadunidense. O comunicado destaca que o Brasil buscará, em consulta com o setor privado, defender os interesses dos produtores nacionais junto ao governo dos EUA e avaliará todas as possibilidades de ação para assegurar a reciprocidade no comércio bilateral. Entre as medidas consideradas está a possível entrada com uma reclamação formal na Organização Mundial do Comércio (OMC).
A declaração de Lula ocorre um dia após a aprovação, pelo Senado, do Projeto de Lei da Reciprocidade Econômica, que agora segue para apreciação na Câmara dos Deputados.
Balanço econômico e social
No mesmo evento, Lula fez um balanço das ações do governo nos últimos dois anos, destacando avanços econômicos e sociais. O presidente ressaltou que o Brasil retomou sua posição entre as dez maiores economias do mundo, e que mais de 24 milhões de brasileiros saíram da situação de fome. O desemprego atingiu o menor patamar dos últimos 12 anos, enquanto a pobreza e a extrema pobreza foram reduzidas a níveis históricos.
Dentre os programas destacados, Lula citou o aumento de investimentos na indústria nacional, a aprovação da Reforma Tributária, a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para beneficiar a classe média, e o lançamento da TV 3.0, que promete modernizar a televisão aberta no país. O presidente também enfatizou a necessidade de continuidade das políticas para fortalecer a economia e combater a desinformação.
“O Brasil está no rumo certo. Gerando renda e oportunidade para quem quer melhorar de vida. Cuidando de todas as pessoas, sobretudo de quem mais precisa”, concluiu Lula.
Fonte:agência gov
Foto:foto da web
Comentar