O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que 1% da aviação no Brasil deverá operar com combustível sustentável (SAF) até 2027. A declaração foi feita na última terça-feira (21), durante a coletiva de entrega das obras de modernização do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (PR), realizada em parceria com o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
O que é o SAF?
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o SAF (Combustível de Aviação Sustentável) é um combustível alternativo ao querosene aeronáutico convencional, produzido a partir de materiais-primas e processos que atendem a rígidos padrões de sustentabilidade. Ele é considerado um pilar essencial para a redução das emissões de carbono no setor aéreo.
Sustentabilidade como prioridade
Silvio Costa Filho ressaltou que a iniciativa está aprovada às agendas globais de sustentabilidade e economia verde. “A implementação do SAF dialoga com a pauta do Brasil, colocando o país no centro de divulgação internacional e atraindo investimentos na área de sustentabilidade”, afirmou.
O ministro também destacou o momento estratégico do Brasil, que sediará a COP30 em novembro, em Belém (PA) , reforçando a necessidade de avançar em uma agenda estruturante que abra sustentabilidade e inovação tecnológica.
Investimentos no setor aéreo e modernização
Durante a terça-feira, foram apresentadas as melhorias no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, um dos principais destaques de entrada para o turismo no Brasil. O projeto faz parte de uma estratégia nacional para modernizar a infraestrutura aeroportuária e ampliar a competitividade do país no cenário global.
Avanços fiscais e estruturais
Silvio Costa Filho enfatizou a importância de alinhar a agenda de sustentabilidade com outras prioridades, como a reforma tributária , que foi recentemente aprovada. “Com a reforma tributária, temos uma oportunidade única de consolidar uma agenda fiscal que promova avanços estruturais no Brasil, incluindo o setor de transportes e a aviação sustentável”, concluiu o ministro.
O compromisso com a SAF representa mais um passo para posicionar o Brasil como líder em iniciativas sustentáveis, especialmente no setor aéreo, em um momento em que a sustentabilidade ganha destaque no cenário internacional.
fonte:CNN Brasil
foto:Partido dos Trabalhadores
Comentar