No primeiro dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, nesta quinta-feira (29), o Brasil poderá contar com até 14 finalistas. A principal modalidade do dia é a natação, com 12 nadadores brasileiros competindo. Onze deles participarão das classificatórias pela manhã, e, se avançarem, disputarão as finais no final da tarde e início da noite na Arena La Défense.
Gabriel Araújo, 22 anos, da classe S2, é um dos destaques. Escolhido como porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, Gabriel competirá nos 100m costas. Outro destaque é Carol Santiago, 38 anos, da classe S12, que competirá nos 100m borboleta. Carol, que já conquistou cinco medalhas nos Jogos de Tóquio 2020, está ansiosa para a competição. “Estou mais preparada para nadar do que para a cerimônia. É um sonho estar vivendo tudo isso”, afirmou Gabriel, que nasceu com focomelia.
O paulista José Ronaldo, da classe S1, é o único brasileiro que competirá diretamente em uma final, tentando conquistar uma medalha nos 100m costas às 12h50.
Além da natação, o ciclista goiano Carlos Alberto Soares participará da prova de perseguição 3000m da classe C1 e também tem chances de pódio. Maria Eduarda Stumpf, lutadora de taekwondo da categoria até 52 quilos, é outra brasileira com potencial para chegar à final.
Outras modalidades representadas pelo Brasil nesta quinta-feira incluem badminton, vôlei sentado, tiro com arco, bocha, tênis de mesa e goalball, embora não tenham disputas por medalhas na data.
Fonte: agência gov
Foto: O São Gonçalo
Comentar