Meio Ambiente Saúde Últimas Notícias

Brasil Levará Preocupações sobre Ondas de Calor ao G20.

O governo brasileiro irá destacar os impactos das ondas de calor na saúde humana durante as discussões no G20, um grupo que reúne as maiores economias do mundo. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez o anúncio durante a conferência de institutos nacionais de saúde pública no Rio de Janeiro, que ocorre sob a presidência temporária do Brasil no G20.

Impactos das Ondas de Calor

Nísia Trindade destacou que as ondas de calor podem ter efeitos severos na saúde, especialmente em pessoas idosas e vulneráveis, causando problemas como doenças cardiovasculares e desidratação. Além disso, as ondas de calor também afetam a qualidade do ar, a pesca e a biodiversidade, exigindo uma resposta coordenada para enfrentar esses desafios.

Conferência e Prioridades

A conferência reúne mais de 120 instituições de saúde pública de cerca de 100 países. Os temas prioritários discutidos incluem:

  1. Mudanças Climáticas e Saúde: Impactos das condições climáticas extremas na saúde.
  2. Preparação e Resposta a Emergências de Saúde: Criação de uma aliança para produção local e regional de vacinas e medicamentos.
  3. Saúde Digital: Expansão do acesso à saúde e integração de dados.
  4. Equidade no Acesso à Saúde: Garantir acesso justo aos serviços de saúde para todos.

O evento, que se estende até quarta-feira (11), culminará em uma declaração que será enviada aos ministros da Saúde do G20 para garantir que as prioridades sejam apresentadas aos chefes de Estado.

Alinhamento com a Saúde Global

O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, enfatizou a importância do evento para a reinserção do Brasil no contexto internacional e para a promoção do multilateralismo em saúde. A Fiocruz também está expandindo sua presença internacional com novos escritórios em Adis Abeba, Lisboa e Washington.

Questões de Saúde Atual

Nísia Trindade também abordou a mpox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos), mencionando a necessidade de vigilância contínua e acompanhamento dos casos. Até agosto, o Brasil registrou 945 casos, superando o total de 853 do ano passado. A nova variante 1b, que causou uma emergência global, ainda não foi identificada no país, mas o monitoramento está em andamento.

Próximos Passos no G20

O Brasil preside o G20 até a reunião de cúpula, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro. O G20 é composto por 19 países e duas alianças regionais, representando uma grande parte da economia global e da população mundial. A próxima presidência será assumida pela África do Sul.

 

Fonte/foto: Agência Brasil – EBC

 

Tópicos