A Feira Internacional de Turismo (Fitur) 2025, um dos maiores eventos globais do setor, tem início nesta segunda-feira (22) em Madri, Espanha, e traz o Brasil como país homenageado da edição. A feira reunirá 156 países, 884 expositores e mais de 9,5 mil empresas , com expectativa de receber 250 mil visitantes entre profissionais do setor e o público em geral.
Oportunidade única para o Brasil
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância do evento para projetar o Brasil como um destino turístico global e atrair investimentos. “Neste ano marcante, quando sediamos o BRICS e a COP30, a Fitur é uma excelente oportunidade de mostrar ao mundo a força do Brasil como destino turístico e de investimento estratégico para o setor”, afirmou.
No espaço de 308 m² , o estado brasileiro apresentará a diversidade do país, com foco nos seis biomas, 23 patrimônios reconhecidos pela UNESCO, uma rica gastronomia e as belezas naturais do Norte ao Sul. Ao todo, 37 coexpositores de diferentes estados participaram do evento, promovendo o turismo nacional.
Destaques da participação brasileira
Lançamento do guia “Tourism Doing Business: Investindo no Brasil” (23/1): Publicação que apresenta oportunidades de investimento no setor turístico brasileiro.
Celso Sabino assume a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo (23/1): Um marco para o Brasil no cenário internacional do turismo.
Seminário de Investimento Turístico na América Latina e Caribe (23/1): Evento que incentivará o Brasil como um dos destinos mais atrativos para investidores estrangeiros.
Atendimentos bilaterais (24/1): O estado brasileiro será palco de reuniões com diferentes países, promovendo parcerias e oportunidades.
Compromisso com a sustentabilidade
O Brasil destacará seu compromisso com práticas seguras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o turismo como um motor de inclusão e progresso sustentável. O tema ganha relevância especial em 2025, com a realização da COP30 em Belém , no Pará, porta de entrada para a Amazônia.
Abertura oficial e presença de autoridades
A abertura da Fitur contará com a visita do Rei da Espanha, Felipe VI, ao estande brasileiro, reforçando a posição de destaque do país no evento. O Brasil também pretende consolidar sua imagem como uma das economias segundas mais dinâmicas do mundo e o destino mais procurado para investimentos estrangeiros diretos .
Com programação intensa e foco na promoção da diversidade, sustentabilidade e oportunidades de negócios, o Brasil promete ser um dos grandes protagonistas da Fitur 2025, marcando sua posição no turismo global.
Fonte:Blog do Riella
Foto:Panrotas
Comentar