O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Taku Eto, para firmar acordos estratégicos que impulsionem o comércio agropecuário entre os dois países.
Exportação de Frango: Mais Segurança e Previsibilidade
O Japão aprovou a regionalização do Certificado Sanitário Internacional (CSI) para influenza aviária por município, limitando restrições para exportação de frango e ovos.
Antes: Se um estado brasileiro registrasse um foco da gripe aviária, todas as exportações eram suspensas.
Agora: Apenas os municípios afetados terão restrições, garantindo mais estabilidade ao setor.
O Brasil é líder mundial nas exportações de frango, representando 35% do mercado global. Com essa nova medida, os produtores brasileiros terão maior previsibilidade no comércio com o Japão, um dos principais mercados consumidores.
Próximo Passo: Exportação de Carne Bovina
O Japão enviará especialistas para avaliar o sistema sanitário brasileiro, um passo essencial para abrir o mercado japonês de carne bovina brasileira.
Atualmente, a carne suína brasileira só pode ser exportada pelo estado do Paraná. Com essa negociação, o Brasil busca expandir o acesso da carne suína para outros estados.
Sustentabilidade: Acordo para Recuperação de Pastagens
Além do comércio de carnes, os ministros aprovaram uma carta de intenção para cooperar na recuperação de pastagens degradadas no Brasil.
O acordo faz parte do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD) e prevê:
Recuperação de até 40 milhões de hectares de pastagens
Dobrar a produção sem desmatamento no Cerrado e na Amazônia
Uso de solos e bioestimulantes fornecidos por parceiros público-privados
“Nosso programa permite aumentar a produção agropecuária sem derrubar uma árvore sequer”, destacou o ministro Fávaro.
A parceria entre Brasil e Japão reforça a segurança alimentar global e incentiva boas práticas sustentáveis na agropecuária, consolidando a relação comercial entre os dois países.
Fonte:agência gov
Foto:foto da web
Comentar