Com a plataforma gov.br e ações de transformação digital, o Brasil avançou cinco posições no ranking de maturidade de governo digital do Banco Mundial e foi reconhecido como a segunda nação do mundo nesse quesito, atrás apenas da Coreia do Sul.
O Brasil é o líder no Ocidente.
O avanço no GovTech Maturity Index 2022 representa reconhecimento internacional da ampliação da oferta de serviços digitais na plataforma gov.br, que já conta com 140 milhões de usuários — 80% da população brasileira acima de 18 anos.
Com login pelo CPF e senha única, milhares de serviços públicos podem ser acessados em formato digital. A desburocratização facilita, ainda, o acesso a informações e melhora o relacionamento do cidadão com o governo.
Entre as principais evoluções do Brasil, o Banco Mundial apontou a declaração pré-preenchida do imposto de renda; o incentivo à atuação das startups Govtechs na transformação digital; e páginas específicas com serviços digitais de Seguridade Social e Trabalho e Emprego.
Para chegar ao resultado, o índice avaliou quatro áreas da transformação digital:
1. sistemas governamentais centrais;
2. prestação de serviços públicos;
3. engajamento do cidadão; e
4. habilitadores das GovTech.
O Brasil teve seu desempenho considerado como “muito alto” nos quatro componentes avaliados. O ranking dos dez líderes em governo digital do mundo traz, ainda, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Estônia, França, Índia, Lituânia, Mongólia e Rússia
Comentar