Na quinta-feira, Ibovespa caiu 0,87%, a 115.662 pontos. O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em queda nesta sexta-feira (14), refletindo dados econômicos mais fracos do que o esperado, bem como ainda sofrendo com o temor global causado pelo surto do coronavírus.
Às 12h46, o Ibovespa tinha queda de 1,03%, a 114.475 pontos. Veja mais cotações.
Veja a previsão para o mercado nesta sexta (14), após intervenção do BC no dólar
Na quinta, a bolsa caiu 0,87%, a 115.662 pontos. Na parcial do mês, o índice acumula alta de 1,67%. No ano, está praticamente estável, com ligeiro avanço de 0,01%.
A atividade econômica do Brasil perdeu força no fim de 2019, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB). Em dezembro, o IBC-Br caiu 0,27% ante novembro, em dado dessasonalizado, no segundo mês seguido de perdas e um pouco pior do que a expectativa em pesquisa da Reuters de contração de 0,23%.
Para analistas da XP Investimentos, a fragilidade do dado e um provável impacto dessa desaceleração econômica nas projeções de crescimento do PIB, sinalizam uma chance maior de um novo corte na taxa básica de juro, destaca a Reuters.
Cenário externo
Na Europa, as bolsas operavam em alta com investidores avaliando dados do PIB na zona do euro, que apontaram desaceleração no quarto trimestre, enquanto outro salto nos casos de coronavírus seguiram-se a garantias da Organização Mundial da Saúde de que a trajetória do surto não mudou.
Já na China, os índices acionários fecharam em alta, marcando o primeiro ganho semanal em quatro semanas, por expectativas de que as medidas do governo para conter o coronavírus e limitar seu impacto econômico possam continuar ajudando as ações.
Variação do Ibovespa em 2020
Arte/G1
Comentar