Na quinta-feira (28), o principal índice da bolsa avançou 2,59%, a 118.883 pontos. O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em queda nesta sexta-feira (29), de olho no cenário doméstico e externo e os desdobramentos da distribuição de vacinas contra a Covid-19.
Às 10h10, o Ibovespa caía 0,9%, a 117.809 pontos. Veja mais cotações.
Na véspera, o Ibovespa fechou em alta de 2,59%, a 118.883 pontos, após seis pregões consecutivos de baixa. No mês e no ano, ainda há queda acumulada de 0,11%.
Cenário
O mercado de ações dos EUA, já aparentando estar sobrevalorizado depois de um rali liderado por estímulos no ano passado, foi sacudido esta semana por ganhos acentuados em ações extrememente vendidas, incluindo Gamestop e AMC Entertainment, depois que os operadores de varejo entraram nelas.
As preocupações com o potencial dano econômico de uma nova cepa do coronavírus na Europa e os atrasos na distribuição de vacinas também abalaram o sentimento nos últimos dias.
No cenário local, as contas do setor público consolidado, que englobam o governo federal, estados, municípios e empresas estatais, registraram um déficit primário de R$ 702,950 bilhões em 2020 (9,49% do PIB), segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (29) pelo Banco Central.
Para profissionais do mercado, a correção recente no Ibovespa, após ter atingido novas máximas históricas no começo do mês, abriu espaço para recuperação de algumas ações.
“Mas as preocupações com o aumento do número de casos de Covid-19 e seus desdobramentos em vários países seguem pesando sobre os negócios”, apontou em relatório o departamento de pesquisa econômica do Bradesco.
Variação do Ibovespa em 2021
G1
VÍDEOS: Últimas notícias de Economia
Comentar