Bolsas dos Estados Unidos têm ganhos na semana thumbnail
Economia

Bolsas dos Estados Unidos têm ganhos na semana

Investidores ainda se preocupam com o ritmo de recuperação da economia norte-americana. Os índices acionários de Nova York fecharam o pregão da sexta-feira (14) sem direção única, puxados em direções diferentes por dados que indicam que a economia americana continua a se recuperar, mas não no ritmo esperado pelos investidores.
Após ajustes, o Dow Jones fechou em alta de 0,12%, a 27.931,02 pontos, enquanto o S&P 500 fechou praticamente estável, em leve queda de 0,02%, a 3.372,85 pontos, com ambos os índices anotando ganhos na semana, de 1,81% para o Dow Jones e 0,64% para o S&P 500.
O Nasdaq, por sua vez, recuou 0,21%, a 11.019,30 pontos, praticamente apagando os ganhos da semana, que fechou em alta de 0,08%.
As vendas no varejo americano subiram 1,2% em julho, de acordo com dados divulgados mais cedo pelo Departamento do Comércio dos EUA. Apesar de positiva, a leitura ficou, porém, abaixo da expectativa dos economistas consultados pelo The Wall Street Journal, de alta de 2,3% no período, e ficou também abaixo do nível do mesmo mês do ano passado.
Os gastos dos consumidores são o principal motor da economia americana, respondendo por mais de dois terços do crescimento econômico do país. Embora o número de julho seja elevado, em termos históricos, a alta segue uma recuperação de 18,2% em maio e 8,4% em junho, após quedas de 8,3% em março e de 14,7% em abril.
Negociações para um novo pacote de estimula à economia nos EUA param novamente
Outros dados divulgados hoje ajudaram, por outro lado, a dar algum suporte às ações. O índice de confiança do consumidor ficou em 72,8 pontos em agosto, contrariando a expectativa de que o indicador caísse para 71,0. E o índice de produção industrial dos EUA subiu 3% em julho, superando levemente acima da expectativa de consenso, de 2,8% de economistas consultados pelo Wall Street Journal. Contudo, o índice em julho permaneceu 8,4% abaixo do nível pré-pandemia de fevereiro.
Cinco dos seis setores do S&P 500 fecharam em alta, mas nenhum deles teve variação acima de 1% para mais ou para menos. Na semana, o destaque positivo ficou com as ações do setor industrial, que acumularam ganhos de 3,10%, com os investidores se voltando no começo da semana para as ações cíclicas, após uma pausa no rali das ações de tecnologia, que dispararam durante o auge da crise, com a percepção de que as empresas do setor são menos vulneráveis aos danos causados pela pandemia.
As ações de tecnologia fecharam em leve queda de 0,10% no índice amplo de Nova York hoje, e acumularam ganhos de apenas 0,10% na semana. No ano, porém, as ações de tecnologia lideram entre os índices setoriais, com ganhos acumulados de 24,23%.
Os investidores seguem atentos também ao impasse nas negociações de novos estímulos fiscais para substituir os pagamentos de US$ 600 semanais em auxílio-desemprego, que expiraram no mês passado. O temor é de que o fim dos benefícios diminua a capacidade de consumo dos americanos, prejudicando a recuperação econômica do país.

Tópicos