o PIX Saque e o PIX Troco, que poderão ser usados por todas pessoas que tiverem conta em uma das instituições participantes.
Foto: Agêhcia Brasil/EBC
Economia Últimas Notícias

Banco Central lança PIX Saque e PIX Troco a partir de novembro

O PIX Saque e o PIX Troco, que poderão ser usados por todas pessoas que tiverem conta em uma das instituições participantes.

Começam a valer em novembro duas novas modalidades do sistema de pagamento PIX. O Banco Central regulamentou hoje (2) o PIX Saque e o PIX Troco, que poderão ser usados por todas pessoas que tiverem conta em uma das instituições participantes. Os novos serviços estarão disponíveis a partir de 29 de novembro.

Os novos serviços serão realizados a partir de leitura de QR Code ou aplicativo do prestador do serviço dos estabelecimentos cadastrados. Assim, o cliente receberá, no local, o valor da transferência em dinheiro.

O PIX Saque permitirá o saque em dinheiro em estabelecimentos comerciais, enquanto o PIX Troco permitirá o saque associado a uma compra ou à prestação de um serviço. O sistema vai. garantir oito operações gratuitas por mês nessa novas modalidades para as pessoas físicas.

Atualmente, o PIX permite apenas pagamentos e transferências instantâneas em todo o país entre pessoas, empresas e governo 24 horas por dia, sete dias da semana.

O PIX troco acontecerá da mesma forma, mas envolvendo o pagamento de uma compra no estabelecimento cadastrado.

Segundo o BC, estabelecimentos comerciais, terminais de auto atendimento, como caixas 24 horas compartilhados e participantes do PIX, por meio de seus ATMs próprios, poderão ofertar os serviços.

“A oferta dos dois novos produtos da agenda evolutiva do PIX aos usuários da ferramenta é opcional, cabendo a decisão final aos estabelecimentos comerciais, às empresas proprietárias de redes de ATMs e às instituições financeiras que possuem seus próprios ATMs”, afirmou o Banco Central em nota.

Com informações de Yahoo

Tópicos