Três astronautas chineses foram enviados na espaçonave Shenzhou-19, nesta quarta-feira (30), para a estação espacial Tiangong, onde realizarão uma série de experimentos científicos avançados. Entre os estudos previstos, destacam-se aqueles focados na viabilidade de habitats espaciais, ciência de materiais, física em microgravidade e medicina espacial. Um dos principais experimentos envolve a exposição de tijolos feitos de solo lunar simulado às condições do espaço, com o objetivo de avaliar sua aplicabilidade na construção de uma base lunar, uma meta que a China pretende alcançar até 2035.
A tripulação, composta por dois astronautas em sua primeira missão espacial e liderada pelo veterano Cai Yuzhe, permanecerá na estação até abril ou maio do próximo ano, seguindo o sistema de rotatividade de seis meses. Além de suas missões científicas, os astronautas estão preparados para eventuais manutenções e emergências, com um plano otimizado para responder a danos causados por detritos espaciais. Caso necessário, a Shenzhou-20 está pronta para uma missão de resgate de emergência.
A expansão das missões espaciais da China, tanto tripuladas quanto não tripuladas, avança rapidamente e atrai a atenção mundial. Em paralelo, o país se prepara para um ambicioso pouso tripulado na Lua até 2030, fortalecendo sua posição na corrida espacial global.
Fonte:CNN Brasil
Foto:Jornal Opção
Comentar