Argentina e Brasil firmam acordo para derrubar barreiras comerciais e aumentar a cooperação agrícola thumbnail
Economia

Argentina e Brasil firmam acordo para derrubar barreiras comerciais e aumentar a cooperação agrícola

Países aprovaram modelos de certificados para a exportação de produtos como carne de rã e materiais de genética animal. A Argentina se comprometeu a derrubar barreiras comerciais a produtos agropecuários brasileiros e aumentar a diversidade de exportação entre os dois países, informou o Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (14).
UE tem ‘campanha clara’ contra o Brasil, diz ministra da Agricultura
Entre os temas acordados está a aprovação pela Argentina do modelo de Certificado Sanitário Internacional (SCI) para exportação de carne de rã do Brasil para o país vizinho. Também foi aprovado o modelo de Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) para a exportação de sêmen suíno do Brasil para a Argentina.
Por outro lado, o Brasil aprovou o modelo de CZI proposto pelos argentinos para a exportação de bovinos reprodutores da Argentina para o Brasil.
“Brasil e Argentina comprometem-se, no espírito de sua relação amistosa e prioritária no campo agrícola, a envidarem todos os esforços para que eventuais pendências sejam resolvidas com a máxima celeridade”, diz a ata da reunião bilateral.
Os dois países acordaram que será enviada uma missão do Brasil para a Argentina até o dia 10 de julho para realizar auditorias de manutenção para carne bovina, lácteos e pescado.
No mesmo prazo, a Argentina deverá enviar uma missão para o Brasil para auditar produtos cárneos bovinos e fazer visita in loco sobre compartimentação na área de aves e sobre escaravelho das colmeias.
Veja mais notícias do Agronegócio no G1

Tópicos