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Após ataque com vírus de resgate, criminosos pressionam empresa enviando e-mail sobre vazamento de dados a clientes

Clientes de loja de roupas receberam mensagens sugerindo contato com a empresa para ‘proteger a privacidade’, sem mencionar o valor cobrado. Criminosos tentam pressionar empresas vítimas de ataque enviando mensagens a clientes.
Armin Hanisch/Freeimages.com
Autores de vírus de resgate agora estão usando as informações roubadas das empresas que atacam para enviar e-mails alarmistas a clientes e funcionários, segundo o site sobre tecnologia “Bleeping Computer”.
A mensagem alerta sobre um iminente vazamento de dados e pede que o destinatário pressione a empresa a “proteger sua privacidade”. Há um link onde os dados serão publicados.
O texto não menciona que essa “proteção” depende do pagamento de um resgate.
“A companhia foi hackeada, os dados foram roubados e eles logo serão divulgados, porque a empresa se recusa a proteger os dados de seus clientes”, diz o e-mail.
O “Bleeping Computer” disse que a empresa envolvida no caso registrado pelo site é uma loja de roupas para gestantes, mas não informou o nome do estabelecimento. A mensagem é em inglês e é pouco provável que a loja atue no Brasil.
Novas ameaças
Vírus de resgate, ou “ransomware”, são pragas digitais que “embaralham” os dados dos computadores que atacam, impedindo o uso dos sistemas até que as vítimas paguem o resgate cobrado pelos criminosos.
Com o crescimento desse tipo de ataque, empresas reforçaram suas estratégias de backup, permitindo recuperar as informações a partir de cópias intactas e evitar o pagamento.
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Os criminosos se adaptaram a essa realidade, aumentando a sofisticação dos ataques e reforçando a cobrança de resgate com ameaças de divulgação de dados e outras ameaças.
No Brasil, segundo a consultoria de segurança Apura, já foram registrados casos em que os golpistas tentaram usar as punições previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para coagir as empresas atacadas.
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Já a gangue que adotou a estratégia de contato com os clientes é conhecida como “Clop”.
O mesmo grupo tentou algo parecido contatando jornalistas para alertar sobre um vazamento de dados da fabricante de aviões Bombardier.
Como a Bombardier já havia divulgado o ataque e a possibilidade de vazamento, a tática não teve o resultado esperado.
Não se sabe como os consumidores reagiram à mensagem. De modo geral, não é recomendado que usuários acreditem em supostas mensagens enviadas por criminosos, pois muitas das ameaças enviadas por e-mail são falsas.
Além disso, mesmo que a empresa pague o resgate, não há qualquer garantia de que os autores do vírus vão realmente apagar as informações.
Elas podem ser divulgadas ou usadas em fraudes a qualquer momento, mesmo que não sejam publicadas em locais conhecidos.
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