Anac recebe segundo pedido de companhia aérea estrangeira para operar voos regionais no Brasil thumbnail
Economia

Anac recebe segundo pedido de companhia aérea estrangeira para operar voos regionais no Brasil

Espanhola Air Nostrum pediu o certificado de operação e, se receber, poderá solicitar horários de voos nos aeroportos. Em 2019, Anac autorizou Globalia a operar voos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu nesta quinta-feira (6) um pedido da companhia aérea espanhola Air Nostrum para operar voos regionais no Brasil. Se autorizada, a Air Nostrum deverá operar com outro nome no país.
Este é o segundo pedido recebido pela agência desde o ano passado. Em 2019, a também espanhola Globalia pediu e recebeu autorização, mas não chegou a pedir o certificado necessário para iniciar os voos.
O pedido apresentado nesta quinta pela Air Nostrum visa conseguir o certificado de operação. Com esse certificado é que a empresa poderá solicitar horários de voos nos aeroportos.
Capital estrangeiro
No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que colocou fim à restrição ao capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras.
Antes da lei, o Código Brasileiro de Aeronáutica determinava que pelo menos 80% do capital com direito a voto em aéreas deveriam pertencer a brasileiros – ou seja, limitava em 20% a participação de capital estrangeiro com direito a voto nas empresas.

Tópicos