Últimas Notícias

Ampliação da bacia de contenção do Parque da Cidade dobra capacidade do reservatório

As obras de ampliação da bacia de contenção do Parque da Cidade, na área da 912/913 Sul, foram concluídas. Com o término dos trabalhos, o reservatório teve a capacidade ampliada para 200 mil metros quadrados, antes o volume era de 100 mil metros quadrados. O investimento foi de R$ 2,4 milhões.

A intervenção consistiu na escavação de 113.717,71 metros quadrados, execução de 570,26 metros quadrados de área de gabiões (espécie de muro flexível e drenante, que ajuda a  evitar desabamentos) e plantação de 5.073,82 metros quadrados de área de grama. Também foram incluídas 289 unidades de cerca viva plantada.

A obra está associada à construção do viaduto da Estrada Parque e Indústrias Gráficas (Epig) e tem o objetivo de aumentar a capacidade da bacia atendendo o sistema de drenagem do Sudoeste, do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) e do final da Asa Sul, das quadras 13 a 16.

“Essa obra foi uma exigência do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] para que fosse possível tirar do papel o viaduto da Epig. Era necessário ampliar o sistema da rede de drenagem. Foi a ampliação da capacidade da lagoa”, explica o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

Os serviços foram executados pela TVA Construção Eirelli. Ao todo, foram gerados 50 empregos diretos.

As obras integram o projeto do Corredor Eixo Oeste, que prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Epig e a Estrada Parque Polícia Militar (ESPM), que leva ao Terminal da Asa Sul.

Fonte: agência Brasília – Adriana Izel

Foto: Agência Brasília/-/Tony Oliveira

Tópicos