Agricultores sofrem com falta de armazéns em Mato Grosso thumbnail
Economia

Agricultores sofrem com falta de armazéns em Mato Grosso

Em 10 anos, o déficit de armazenagem de grãos no Brasil cresceu quase 7 vezes, saindo de cerca de 12 milhões de toneladas, em 2010, para 94 milhões, em 2019. Agricultores sofrem com falta de armazéns em Mato Grosso
Os produtores de Mato Grosso estão sofrendo com a falta de armazéns para estocar a produção de soja, que está com uma supersafra. No estado, mais da metade dos produtores não tem depósitos próprios para guardar a oleaginosa.
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
Mato Grosso é o estado onde este problema está com maior incidência, porém, em todo o país, esta história se repete. Em quase 10 anos, o déficit de armazenagem de grãos no Brasil cresceu quase 7 vezes, saindo de cerca de 12 milhões de toneladas, em 2010, para 94 milhões, em 2019.
Como alternativa, produtores têm se unido para construir e ampliar armazéns ou alugado depósitos de terceiros. É o caso do agricultor César Martins, que tem que pagar 2,5% do total de toneladas obtidas para poder guardar sua produção.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2019, apenas 16% da produção nacional foi armazenada nas propriedades rurais. Em outros países este número é bem maior, como nos Estados Unidos que chega a 80%.
Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.
VÍDEOS: mais assistidos do Globo Rural

Tópicos