Uvas produzidas na Serra Gaúcha precisam de temperaturas abaixo de 7ºC para estimular o brotamento das flores. Mas excesso de frio pode antecipar demais essa fase. Agricultores do RS comemoram frio intenso para a produção de frutas
Produtores de frutas do Rio Grande do Sul estão comemorando as baixas temperaturas no estado e torcem por uma boa safra.
A Serra Gaúcha é a principal região produtora de frutas do RS, respondendo por mais de 80% de toda a uva colhida no estado. Isso se explica por causa do clima fria, algumas variedades da fruta precisam de 400 horas com temperaturas abaixo dos 7ºC para estimular o brotamento das flores.
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
Por enquanto, este ano está bom em hora de frio para as videiras: já se passaram mais de 380 horas. Apesar do frio satisfatório, a ameaça de geadas tardia preocupa os produtores, principalmente porque alguns pomares começam a florescer antes do esperado.
Foi o que acontece com os pessegueiros da região. Este ano, a brotação começou 2 semanas mais cedo do que o normal. Cerca de 85% da produção de pêssego de mesa do estado vem da Serra Gaúcha.
A estimativa é que a região colha 55 mil toneladas de pêssego, quase 7 mil toneladas a mais do que na safra passada.
Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.
Comentar