Volkswagen anuncia acordo com sindicatos para a redução de 30% na jornada de trabalho no Brasil thumbnail
Economia

Volkswagen anuncia acordo com sindicatos para a redução de 30% na jornada de trabalho no Brasil

De acordo com a montadora, não haverá impacto no valor líquido dos salários. Valor bruto dos salários será reduzido em 30%, mas será complementado por auxílio emergencial do governo. Fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP)
Divulgação
A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (21) acordo com empregados de suas 4 fábricas no Brasil para a redução de 30% na jornada de trabalho por causa da pandemia de coronavírus. De acordo com a montadora, não haverá impacto no valor líquido dos salários.
O acordo aprovado por assembleias virtuais prevê, no entanto, desconto de 30% no salário bruto, mas com a recomposição do vencimento líquido dos empregados.
Parte desse valor será pago pela empresa e o restante com recursos vindos do auxílio emergencial disponibilizado pelo governo, disse a Volkswagen. O programa baseado na Medida Provisória 936 prevê a preservação do valor do salário-hora dos trabalhadores
MP autoriza redução de jornada e salário por até 3 meses; veja perguntas e respostas
Também foi acordada o adiamento para dezembro de 2020 do pagamento de 20% da primeira parcela de PLR (Participação dos Lucros e Resultados).
Válida para o meses de maio, junho e julho, a medida afeta as fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR), além do Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo (SP) e de escritórios regionais.
Coronavírus: veja os efeitos na indústria automotiva
“Os efeitos provocados pela pandemia do novo Coronavírus levaram a Volkswagen a aplicar novas medidas de flexibilidade previstas em Acordo Coletivo de trabalho, negociadas em parceria com os sindicatos de todas as nossas operações no país”, disse Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina, em comunicado.
Todas fábricas da Volkswagen no Brasil estão paradas, e a previsão de retorno da produção é para o final de abril.

Tópicos