O documentário “Quando Elas se Movimentam”, produzido pela TV Senado, será exibido no Cine Brasília, amanhã (25/03), às 18h30, em um evento gratuito e aberto ao público. A sessão faz parte da programação do “Março Mulheres 2025” e também comemora os 10 anos do Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no Senado.
Sobre o Documentário
O filme estreou na TV Senado no Dia Internacional da Mulher (8/3) e já está disponível na plataforma Globoplay, que atendeu a chamada pública do Senado para ampliar a distribuição do documentário em plataformas de streaming.
A produção é inspirada na célebre frase da ativista Angela Davis:
“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.”
Como protagonistas do documentário são Antônia Faleiros (juíza do TJBA), Luana Xavier (atriz) e Angélica (servidora pública) – mulheres que, por meio de suas trajetórias, evidenciam os desafios e conquistas das mulheres negras no Brasil.
Antes da Exibição: Mesa de Debate com Participação Especial
Antes do filme, haverá um bate-papo com:
Antônia Faleiros (juíza do Tribunal de Justiça da Bahia)
Luana Xavier (atriz e neta de Chica Xavier)
Edileuza Penha (cineasta e professora da UnB)
Stella Maria Vaz (coordenadora do Comitê de Gênero e Raça do Senado)
Ilana Trombka (diretora-geral do Senado)
Érica Ceolin (diretora da Secretaria de Comunicação do Senado, mediadora)
O documentário aborda conquistas históricas das mulheres negras e as leis que contribuíram para mudanças sociais no Brasil, como:
PEC das Domésticas
Lei de Cotas
Estatuto da Igualdade Racial
Lei Maria da Penha
Luana Xavier, que também atua no filme, reforça que a história das pessoas negras precisa ser contada por elas mesmas. Durante a gravação, a atriz ensaiava a adaptação teatral do livro “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro.
10 Anos do Comitê de Igualdade de Gênero e Raça no Senado
Criado para promover diversidade e inclusão no ambiente institucional, o comitê já recebeu o Selo Pró-Equidade três vezes e ajudou a formular políticas públicas. Entre suas iniciativas de destaque está a inclusão da cota de 2% para mulheres vítimas de violência em contratos de terceirização do Senado, incorporada à Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021).
Serviço:
25 de março, às 18h30
Cine Brasília
Entrada gratuita
Um evento imperdível para quem deseja refletir sobre igualdade racial e de gênero no Brasil!
Fonte:blog do riella
Foto:foto da web
Comentar