Normalmente, esses animais conseguem sair sozinhos de buracos nas pedras. Mas esse filhote estava especialmente em apuros e foi obrigado a ‘pedir’ ajuda. Foca aguarda resgate na ilha de Saint Mary’s, no Reino Unido
Reprodução/Facebook/St. Mary’s Seal Watch
Um grupo de voluntários do Reino Unido começou o ano de 2020 já com uma grande surpresa: eles encontraram uma foca presa nas rochas da ilha de Saint Mary, próxima à cidade de Whitley Bay, e tiveram que trabalhar muito para tirá-la dali. A foto do animal esperando resgate dentro de uma fenda entre rochas viralizou nas redes sociais.
A foca foi encontrada só com a cabeça para fora do buraco e, segundo os voluntários que a ajudaram, ela estava realmente em apuros. O resgate veio de membros da ONG britânica “St. Mary’s Seal Watch”, que se dedica a cuidar dos animais na pequena ilha. O aviso veio de um funcionário do farol.
Foca morre após ser encontrada com linha de anzol na boca em praia de SP
Mergulhador ganha abraço de foca em arquipélago na Inglaterra
Eles relataram o caso em sua conta do Facebook:
“Normalmente, quando focas se encontram presas, elas conseguem se virar sozinhas para sair. Mas essa pobrezinha estava muito e realmente presa”, explicam no post.
“É provável que, tendo se assustado e, tentando atravessar as rochas de onde estava descansando, aquele filhote julgou mal o buraco que estava tentando atravessar e deslizou para trás. Quando foi encontrado, ele estava apenas com a cabeça fora do buraco.” – St. Mary’s Seal Watch
Foca foi encontrada apenas com a cabeça para fora, presa em rochas, em ilha do Reino Unido
Reprodução/Facebook/St. Mary’s Seal Watch
O resgate
Segundo o relato, mesmo focas jovens podem ser bem pesadas e ter dentes afiados. Portanto, os voluntários não podiam simplesmente puxá-la para fora. “Isso poderia fazer mal tanto para a foca quanto para nós”, contam.
Então, primeiro eles colocaram objetos dentro do buraco para evitar que o animal afundasse ainda mais. Em seguida, era preciso levantá-lo de forma sutil. Eles também prenderam a mandíbula do animal para evitar que a foca mordesse os voluntários. Assim, conseguiram erguê-la gentilmente.
“Por sorte, essa pequenina foi encontrada logo e, com os voluntários em campo, conseguimos resgatá-la rapidamente”, dizem.
Initial plugin text
VÍDEOS SOBRE FOCAS
Filhotes de focas são libertados na China
Cidade canadense é invadida por focas
Comentar