O programa Renegocia, da Secretaria Nacional do Consumidor, oferece até 17 de Janeiro uma oportunidade para qualquer cidadão renegociar dívidas on-line pelo portal consumidor.gov.br ou presencialmente nos Procons participantes. A iniciativa prioriza vítimas de enchentes no RS, ribeirinhos da Região Norte, povos originários e mulheres chefes de família.
Os consumidores podem renegociar contas como água, energia, telefonia, dívidas bancárias, não bancárias, compras parceladas e protestadas. Não entram no mutirão pensões alimentícias, impostos e créditos rural ou imobiliário.
Para participar, é necessário criar uma conta gov.br (nível prata ou ouro) e apresentar documentos pessoais e comprovantes das dívidas. Após escolher o credor e solicitar a renegociação, o consumidor pode interagir e ajustar propostas diretamente com a empresa.
Com 80% das famílias brasileiras endividadas, segundo a CNC, o programa é uma oportunidade para utilizar o 13º salário e começar 2025 com as finanças organizadas, respeitando o mínimo existencial de R$ 600, conforme o Decreto nº 11.567/2023.
Fonte: Blog do Rirlla
Foto: UOL Economia
Comentar