Ferramenta inovadora permite a qualquer cidadão verificar como os recursos do Sistema Único de Saúde são investidos em municípios, estados e em âmbito nacional.
O Ministério da Saúde apresentou o MonitoraSUS, uma nova ferramenta digital que amplia a transparência e o controle social sobre os investimentos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS). Com interface simples e acessível, o aplicativo permite que os cidadãos acompanhem, em tempo real, quando, quanto e onde os recursos da saúde pública estão sendo aplicados.
De acordo com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o MonitoraSUS é um avanço para fortalecer a democracia e combater a desinformação. “O aplicativo mostra o potencial da pesquisa brasileira, da capacitação de nossos profissionais e do impacto positivo da economia direcionado às necessidades do país”, afirmou.
Funcionalidades e benefícios
disponíveis para Android, iOS e na versão web, o MonitoraSUS é útil tanto para os usuários do SUS quanto para gestores públicos, Conselhos de Saúde e órgãos de controle, como Ministérios Públicos e Tribunais de Contas. Ele fornece dados consolidados e simples de interpretação, permitindo uma visão clara e específica sobre o financiamento da saúde pública nos níveis municipal, estadual e federal.
Fonte de Dados e Segurança
Todas as informações do aplicativo são extraídas do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), que consolida os percentuais mínimos de investimentos em saúde realizados por estados e municípios. Para garantir a precisão e a integridade das informações, o Ministério da Saúde promove capacitações em todo o Brasil, orientando gestores e profissionais responsáveis pelo preenchimento do sistema.
Segundo Gabriel Squeff, coordenador-geral de Informações em Economia da Saúde, o MonitoraSUS é uma ferramenta de fácil acesso que coloca o poder da informação nas mãos da população. “Com um clique, o cidadão tem acesso rápido e claro ao uso dos recursos públicos destinados à saúde, reforçando o compromisso de gestão com a transparência”, destacou.
Histórico do Projeto
O aplicativo é fruto da evolução de um projeto lançado pela Fiocruz Pernambuco, que visava traduzir informações complexas do Siops em uma linguagem acessível. Reconhecido nacionalmente em 2022, no 10° Prêmio Nacional de Educação Fiscal, o projeto foi adotado e aprimorado pelo Ministério da Saúde, culminando no lançamento oficial do MonitoraSUS.
Com esta iniciativa, o Ministério da Saúde reforça o compromisso de fortalecer a transparência e a gestão pública no setor de saúde, aproximando ainda mais a população das decisões e investimentos realizados.
Fonte:agência gov
Foto:Portal Gov.br
Comentar