Em uma parceria inédita, o Governo Federal, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciaram a oferta de 200 mil vagas gratuitas para qualificação profissional em mais de 15 áreas estratégicas. O acordo, com vigência até 2027, tem como foco a promoção da empregabilidade e o fortalecimento do setor industrial brasileiro.
Os cursos, com carga mínima de 160 horas, serão oferecidos em setores como alimentos e bebidas, automação e mecatrônica, construção civil, energia, tecnologia da informação, logística, entre outros. O objetivo é ampliar a empregabilidade, promover a inclusão social, reduzir a pobreza e oferecer novas oportunidades de trabalho e renda para os brasileiros.
Foco no Desenvolvimento Social e Econômico
Durante cerimônia realizada na sede da CNI, em Brasília, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou a importância de preparar jovens e adultos para os desafios do mercado de trabalho. “Precisamos criar condições para que os jovens saiam do ensino médio aptos a enfrentar os desafios do mercado, com possibilidade de transição para o ensino superior e participação ativa na economia”, afirmou.
Ricardo Alban, presidente da CNI, reforça que a parceria busca desenvolver o potencial social e econômico do país. “A inclusão social deve ser feita com dignidade, por meio do reconhecimento de um posto de trabalho. Queremos promover o crescimento econômico sustentável, reduzir desigualdades e fortalecer a economia de forma construtiva e permanente”, ressaltou.
Observatório Nacional da Indústria
O evento também marcou a apresentação do Observatório Nacional da Indústria, uma iniciativa que pretende ser o maior hub de dados sobre a indústria brasileira. Desenvolvido pelo Sistema Indústria (CNI, Sesi, Senai e IEL), o Observatório fornecerá inteligência estratégica para apoiar decisões no ecossistema industrial.
Com recursos de big data, algoritmos e dashboards interativos, o Observatório irá mapear tendências globais, oferecer insights sobre transformação digital e alinhar a indústria brasileira com as melhores práticas internacionais, fortalecendo sua competitividade.
Impacto na Indústria e na Sociedade
A assinatura do acordo reflete o compromisso de enfrentar os desafios de encontrar profissionais modificados para o mercado industrial, ao mesmo tempo em que promove a inclusão social e a redução da criminalidade por meio da dignidade do trabalho.
Com essa iniciativa, o Governo Federal, a CNI e o Senai reforçam seu papel na construção de uma economia mais justa, inclusiva e preparada para os desafios do futuro.
Fonte:agência gov
Foto:Abc do Abc
Comentar