A Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi emitida para mais de 17 milhões de brasileiros, segundos dados divulgados nesta segunda-feira (16/12) pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Com número exclusivo vinculado ao CPF e emissão em todos os estados, a CIN promete reduzir fraudes, melhorar os cadastros administrativos e oferecer acesso mais seguro aos mais de 4.500 serviços digitais disponíveis na plataforma GOV.BR.
Além de aprimorar a segurança, o CIN possibilita o uso da conta Ouro no GOV.BR, facilitando o acesso aos serviços públicos de forma digital e automatizada. O prazo para a troca do documento antigo pelo novo é até 2032, sendo a primeira via gratuita.
Casos de Sucesso
Entre os novos usuários da CIN estão brasileiros de diferentes perfis. Ana Isabel, estudante de Biblioteconomia na Universidade de Brasília (UnB), destacou a praticidade da versão digital, que elimina a necessidade de portar documentos financeiros. “Agora posso acessar serviços pelo celular, o que é muito prático”, afirmou.
O morador do Guará, Pedro Sodré, emitiu a CIN para seu bebê de oito meses, priorizando a segurança em uma viagem marcada. “Com a foto no documento, me sinto mais seguro. É muito mais confiável”, explicou.
Cinthia Oliveira, representante comercial, também emitiu a CIN para sua filha como medida de proteção e para facilitar a adesão a um plano de saúde. “Com o documento, fica mais difícil uma criança ser levada de um lugar para outro”, afirmou.
Para Davidson Medeiros, a CIN tem um propósito especial: ajudar seu tio Dilson Lima, que sofre de Alzheimer. “Com a versão digital no GOV.BR, será mais fácil para ele se identificar, mesmo que perca o documento físico”, contou Medeiros.
Transformação Digital
O Governo Federal trabalha na implementação de uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) de Identificação Civil, que utilizará uma base de dados do CIN e do GOV.BR. Segundo Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital, o objetivo é oferecer uma experiência personalizada e simplificada aos cidadãos.
“Queremos acompanhar os serviços públicos à jornada de vida de cada pessoa. Por exemplo, os jovens poderão ser informados sobre o Enem ou carteira de motorista, enquanto os idosos terão acesso simplificado a informações sobre benefícios e benefícios”, explicou Mascarenhas.
Para saber como emitir a sua CIN , acesse gov.br/identidade .
Fonte/Foto:Agência Gov – EBC
Comentar