Economia Últimas Notícias

Produção Industrial Cresce 3,4% em 2024, Superando Níveis Pré-Pandemia.

A produção industrial brasileira manteve uma trajetória de crescimento em 2024, registrando alta de 3,4% no acumulado do ano e 5,8% em outubro em comparação ao mesmo mês de 2023. Os dados, divulgados nesta sexta-feira ( 13) pelo IBGE através da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, mostra que a indústria está 2,6% acima do nível pré-pandemia .

Desempenho por Região
Entre as 18 regiões evidenciadas , 16 tiveram alta em outubro de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Rio Grande do Norte liderou o crescimento, com um avanço expressivo de 25% , seguido por Pará (12,5%) , Santa Catarina ( 12,2%) , Mato Grosso (12%) e Paraná (11,3%) .

São Paulo, maior parque industrial do país, destacou-se com um aumento de 2% entre setembro e outubro , acumulando ganho de 3,1% nos últimos dois meses . Bernardo Almeida, analista do PIM Regional, ressaltou que os setores de veículos automotores, produtos químicos e máquinas contribuíram para o crescimento paulista, posicionando a região 3,8% acima do nível pré-pandemia .

Fatores de Crescimento e Desafios
Apesar do cenário positivo, a indústria registrou uma queda de 0,2% entre setembro e outubro , com recuos significativos no Rio Grande do Sul (-1,4%) e no Rio de Janeiro (-1,3%) . A indústria fluminense segue impactada por dificuldades no setor extrativo, especialmente na produção de óleos brutos de petróleo.

Segundo Bernardo Almeida, o desempenho da indústria reflete tanto os efeitos do mercado de trabalho aquecido e o aumento do consumo das famílias, quanto os impactos negativos das altas taxas de juros e da inflação, que limitam o crédito e os efeitos do poder de compra.

Perspectivas
Os resultados indicam que a produção industrial brasileira mantém uma recuperação sólida, com maior dinamismo regional e crescimento em setores estratégicos. No entanto, desafios como o custo elevado do crédito e a necessidade de maior investimento na cadeia produtiva ainda exigem atenção para sustentar o ritmo de expansão.

Os dados do PIM Regional, publicados desde a década de 1970, seguem como uma importante tabela mensal do desempenho econômico e industrial brasileiro, abrangendo 17 estados e a Região Nordeste.

Fonte:agência gov
Foto:Jornal Extra Classe

Tópicos