O Brasil se prepara para o Dia D de mobilização nacional contra a dengue, promovido pelo Ministério da Saúde neste sábado (14/12). A iniciativa é uma iniciativa de governos federais, estaduais e municipais, além de agentes comunitários, profissionais de saúde e da população, com o objetivo de fortalecer ações de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti , transmissor da doença.
Com 75% dos criados encontrados em residências, o Dia D busca conscientizar sobre o papel essencial das famílias na prevenção. A campanha inclui orientações para eliminar possíveis focos de mosquitos, especialmente neste período de chuvas, quando a prevenção tende a aumentar.
“Precisamos agir agora para prevenir uma potencial epidemia nos primeiros meses de 2025”, alertou Rivaldo Cunha, secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente.
Dados Alarmantes
Em 2024, mais de 6,7 milhões de casos de dengue foram registrados no Brasil, com 5.950 mortes confirmadas – um salto alarmante em relação a 2023, quando 1.179 óbitos foram registrados. A maior concentração de casos ocorreu entre fevereiro e maio, com março sendo o mês mais crítico, somando 1,7 milhão de diagnósticos.
Os estados mais afetados foram o Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná. A faixa etária mais atingida foi de 20 a 29 anos.
Dicas para Eliminar Focos do Mosquito
A população pode contribuir com atitudes simples, como:
Tampar caixas d’água, ralos e pias.
Higienizar bebedouros de animais.
Descartar pneus ou armazená-los em locais cobertos.
Retirar a água acumulada em bandejas de geladeiras e bebedouros.
Limpar calhas e lajes.
Colocar em areia vasos de plantas e cacos de vidro.
Amarre sacos de lixo e evite descartá-los em terrenos baldios.
Inspecione a casa semanalmente para eliminar possíveis criadores.
Usar repelentes e instalar telas nas janelas.
Receba bem os agentes de saúde que atuam no combate ao mosquito.
A mobilização nacional reforça a importância da união de esforços para combater a dengue, protegendo vidas e reduzindo os impactos dessa doença grave no país.
Fonte:agência gov
Foto:Agência Brasil – EBC
Comentar