A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para chuvas fortes e persistentes até a próxima segunda-feira (9), com riscos elevados de alagamentos, enxurradas e penetração em várias regiões do estado. O Ministério da Saúde está monitorando os impactos, especialmente em Santa Catarina e Paraná , por meio do Programa Vigidesastres .
Monitoramento e ações preventivas
De acordo com o Ministério da Saúde, nenhum serviço de saúde foi afetado até o momento . A pasta mantém pontos focais em todo o país, utilizando alertas emitidos por órgãos como o Inmet , Cemaden e o Cenad para orientar respostas rápidas a desastres.
Em julho de 2024, Santa Catarina desenvolveu um Plano de Ação para Emergências em Saúde Pública , com apoio do Ministério, para fortalecer a vigilância e resposta a crises.
Impactos e previsão do tempo
As chuvas já causaram danos significativos em diversas regiões :
Bom Retiro : Cerca de 50 residências atingidas e 200 pessoas impactadas.
Joinville : Volume de chuva de até 120mm em 12 horas, com alagamentos em vários bairros.
Xanxerê e Dionísio Cerqueira : Relatos de alagamentos pontuais.
A instabilidade é causada por uma frente fria semi-estacionária, que mantém a previsão de chuvas volumosas e temporárias isoladas. Em áreas como o Grande Oeste , Vale do Itajaí , Planalto Norte e Litoral Norte , são esperados acúmulos acumulados entre 200 mm e 250 mm , com risco alto de penetrações e outros impactos hidrológicos.
No Litoral Sul e na Grande Florianópolis , os volumes devem variar entre 60mm e 100mm , representando risco moderado . A situação começa a melhorar entre terça-feira (10) e quarta-feira (11), embora a umidade vinda do mar possa manter o tempo nublado e chuvoso em áreas costeiras.
Cuidados em situações de enchente
O Ministério da Saúde reforça os cuidados com a saúde, destacando os riscos de contato com água contaminada, que pode causar doenças graves como:
Leptospirose
Hepatite A
Cólera
Febre tifoide
Dicas de segurança:
Higienize os alimentos específicos.
Utilize água tratada ou fervida para consumo.
Mantenha as vacinas em dia .
Fique atento aos sintomas : diarreia, febre, dores abdominais, náuseas ou vômitos. Caso apresente três ou mais episódios de diarreia em 24 horas, procure atendimento médico imediatamente.
Populações em áreas de risco devem seguir as recomendações da Defesa Civil e manter-se informadas sobre novos boletins e alertas meteorológicos.
Fonte:agenciagov
Foto:Agência Brasil – EBC
Comentar