Política Últimas Notícias

Governo lança JurisRacial e pede desculpas formais à população negra no evento do Dia da Consciência Negra.

Nesta quinta-feira (21), o governo federal lançou a JurisRacial , uma plataforma digital que reúne documentos jurídicos sobre o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial. A iniciativa, desenvolvida pela Advocacia-Geral da União (AGU) em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MRI), foi anunciada em uma cerimônia marcando o Dia da Consciência Negra , que este ano foi celebrado pela primeira vez como feriado nacional.

O objetivo da plataforma é aumentar a visibilidade e o acesso a legislações, decisões judiciais e outros documentos relacionados à luta contra o racismo no Brasil. A JurisRacial ficará ativa até o final deste ano, segundo a AGU.

Participaram do evento a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo; e o ministro da AGU, Jorge Messias, que destacou a importância da iniciativa para o avanço da justiça racial no país.

Durante a cerimônia, Jorge Messias leu um pedido oficial de desculpas do Estado brasileiro à população negra pelos horrores da escravidão e suas consequências. “A União manifesta publicamente o pedido de desculpas pela escravização das pessoas negras, bem como de seus efeitos. Reconhecemos que é necessário envidar esforços para combater a discriminação racial e promover a emancipação das pessoas negras brasileiras”, declarou.

Além do pedido de desculpas, o governo reafirmou seu compromisso com a criação de políticas públicas externas à igualdade racial, destacando a importância de ações concretas para reparar as desigualdades históricas. A cerimônia também reforçou o papel do Dia da Consciência Negra como um momento de reflexão sobre a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro-brasileira.

Fonte:CNN Brasil
Foto:Portal Gov.br

Tópicos