O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou nesta quinta-feira (21) que qualquer tentativa de atentado contra o Estado Democrático de Direito já configura um crime consumado e é passível de justiça. “Quando se faz um atentado contra o Estado de Direito e ele se consuma, o Estado já não existe mais. Por isso, a própria tentativa já é criminalizada”, afirmou o ministro durante um congresso em São Paulo.
As declarações de Gilmar Mendes ocorreram no contexto das revelações feitas pela operação da Polícia Federal (PF), que prendeu cinco pessoas suspeitas de ataques planejados contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, também fazer o STF.
As informações levantadas pela investigação foram classificadas como “extremamente graves e preocupantes” e ressaltou a importância de fortalecer os mecanismos democráticos para evitar a reprodução de situações semel
A operação da PF faz parte de um conjunto de investigações sobre ameaças ao regime democrático no Brasil, incluindo planos de ruptura institucional e atos de violência política. A atuação de instituições como o STF e a PF tem sido apontada como fundamental para garantir a preservação do Estado de Direito em momentos de instabilidade.
Fonte:CNN Brasil
Foto:Jovem Pan
Comentar