O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator do inquérito que investigará as explosões ocorridas na noite de quarta-feira (13/11) na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A Polícia Federal instaurou o inquérito para apurar o atentado, que resultou na morte de Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos. O homem, que tinha explosivos amarrados ao corpo, morreu no local das explosões, próximo à estátua da Justiça no STF.
Devido à possível motivação política do ataque, a investigação foi enviada ao ministro Moraes, que também é relator dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Durante a madrugada, equipes do Comando de Operações Táticas (COT) da PF, peritos e o Grupo Antibombas foram mobilizados para conduzir perícias iniciais.
O trânsito na Esplanada dos Ministérios permanece restrito até a Alameda das Bandeiras, com a circulação de pedestres limitada ao entorno do Ministério da Justiça. A PMDF também realizou buscas em uma casa em Ceilândia, onde Francisco Wanderley residiu nos últimos dias.
Entenda o Caso
Duas explosões foram ouvidas na Praça dos Três Poderes, gerando fumaça e alertando equipes de segurança e bombeiros. Em nota, o STF informou que o prédio foi rapidamente evacuado, e os ministros foram retirados em segurança.
Fonte:Correio Braziliense
Foto:Metrópoles
Comentar