Meio Ambiente Últimas Notícias

Inmet emite alerta para temporais com risco em 11 estados e no DF.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de dois níveis para temporais que devem atingir quase todas as regiões do Brasil nos próximos dias. No nível mais alto de perigo, as chuvas podem atingir de 30 a 60 mm/h, ou entre 50 e 100 mm/dia, com ventos fortes entre 60 e 100 km/h. Os estados sob maior risco são Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amazonas e o Distrito Federal.

Além disso, todas as regiões brasileiras estão sob alerta de “perigo potencial”, com chuvas previstas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia ​​e ventos de 40 a 60 km/h. Nesse nível, os riscos incluem queda de energia, galhos de árvores, alagamentos e raios, mas de forma mais moderada.

Áreas de Maior Vulnerabilidade e Preocupação

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) está focado principalmente na região Sudeste, onde há áreas mais vulneráveis, especialmente na faixa leste de São Paulo, segundo o coordenador Marcelo Seluchi. No fim de semana, o alerta se estende para o Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana, a área litorânea, a região serrana e as áreas do centro-sul e leste de Minas Gerais, que incluem cidades capitais e históricas. A estimativa é que algumas regiões poderão receber mais de 100 mm de chuva.

Seluchi afirmou que a frente fria que chega hoje a São Paulo tem poucas chances de causar granizo, mas, no interior de Minas Gerais, ainda existe a possibilidade de tempestades isoladas com granizo.

Chuvas de Transição para o Verão

Andrea Ramos, meteorologista do Climatempo, explicou que novembro é um mês de transição entre a primavera e o verão, o que favorece o aumento de chuvas e ventos fortes devido ao calor e à umidade, típicos dessa fase do ano. A previsão é que o mês tenha chuvas acima da média, com possibilidade de acumulações periódicas superiores a 20 mm e acumulações diárias acima de 50 mm.

Fonte/Foto:Correio Braziliense

Tópicos