Coluna Internacional Política Últimas Notícias

Após Ruptura, Venezuela Expressa Desejo de “Boas Relações” com os EUA Sob o Governo Trump.

A Venezuela, que rompeu relações diplomáticas com os Estados Unidos em 2019, manifestou nesta quarta-feira (6/11) o desejo de reconstruir laços com o governo de Donald Trump após seu retorno à presidência. Em comunicado oficial, o chanceler Yván Gil transmitiu felicitações ao “povo dos Estados Unidos” e ao “presidente eleito, Donald J. Trump”, pela vitória no pleito. Caracas reafirma seu interesse em estabelecer “boas relações” com Washington, fundamentadas no “diálogo, respeito e razoabilidade”.

As relações entre Venezuela e EUA deterioraram-se quando Trump conheceu o opositor Juan Guaidó como presidente interino em 2019. A oposição venezuelana boicotou as eleições daquele ano, alegando a ausência de condições democráticas. Apesar de não mencionar diretamente as avaliações impostas pela administração Trump, o comunicado venezuelano destaca a importância do “reconhecimento da soberania e autodeterminação dos povos” como base para as futuras relações bilaterais.

Antes do resultado das eleições, o presidente Nicolás Maduro já havia sinalizado que estava disposto a dialogar com qualquer vencedor dos Estados Unidos. No comunicado, a Venezuela enfatiza a necessidade de uma cooperação e de respeito mútuo, homologada à “diplomacia de

Fonte:Metrópoles
Foto:G1 – Globo

Tópicos