Após sete anos sem um representante na Fórmula 1, o Brasil terá novamente um piloto no grid em 2025. O jovem paulista Gabriel Bortoleto, de 20 anos, foi confirmado pela Sauber para assumir o cockpit de Valtteri Bottas e formará dupla com Nico Hulkenberg, que também ingressará na equipe suíça. Bortoleto é o primeiro brasileiro a retornar à elite do automobilismo mundial desde a aposentadoria de Felipe Massa em 2017.
Bortoleto, que se destacou como campeão da Fórmula 3 em 2023 e atualmente lidera a Fórmula 2 pela Invicta Racing, faz parte da McLaren Driver Academy e teve seu talento desenvolvido com apoio da A14 Management, empresa do bicampeão Fernando Alonso. Ele será o 32º brasileiro na história da F1 e se mostra confiante: “Sei que o cenário não é o que o Brasil queria, mas isso vai mudar. Vou ajudar como puder e recolocar nosso país onde nunca deveria ter saído”, afirmou o piloto.
Com uma carreira que começou no kart aos 8 anos, Bortoleto foi crescendo em competições europeias até chegar à Fórmula 4 italiana em 2020, onde venceu corridas e chamou a atenção. Em 2021, disputou a Fórmula Regional Europeia e subiu para a Fórmula 3 em 2022, conquistando o título em sua temporada de estreia. No fim de 2024, ele poderá fazer história na Fórmula 2, pois lidera o campeonato em disputa acirrada com o argelino Isack Hadjar.
Agora, Bortoleto é a grande esperança do Brasil para reviver os dias de glória na Fórmula 1, que já contou com nomes como Ayrton Senna e Nelson Piquet.
Fonte:Correio Braziliense
Foto:Drift Digital
Comentar