Política Últimas Notícias

Bolsonaro Depõe nesta Terça em Processo que Investiga Ex-Diretor da PRF por Conduta nas Eleições de 2022.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta depoimento nesta terça-feira (5) como testemunha no processo da Controladoria-Geral da União (CGU) que apura a conduta do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, durante as eleições de 2022. O depoimento ocorrerá por videoconferência, após o nome de Bolsonaro ter sido indicado pela defesa de Vasques, que enfrentará investigações por ações durante a campanha presidencial, incluindo manifestações públicas em apoio a Bolsonaro.

Inicialmente, o ex-presidente solicitou que o depoimento fosse feito por escrito, mas a Justiça de Santa Catarina determinou que ele fosse ouvido oralmente, a pedido de defesa do ex-diretor da PRF. Além de Bolsonaro, o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, também foi indicado como testemunha e deve depor por escrito. Torres e Bolsonaro não podem ter contato, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). O atual diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, também foi listado como testemunha, mas sua convocação foi rejeitada pela comissão responsável.

Silvinei Vasques passou a ser investigado ainda na Corregedoria da PRF, e seu caso foi transferido para a CGU. Entre os pontos apurados está o pedido explícito de votos para Bolsonaro e a entrega de uma camisa com o número eleitoral do então candidato ao ex-ministro Torres, ações que ocorrem em eventos públicos, entrevistas e postagens nas redes sociais. As deliberações, caso sejam aplicadas, podem variar de advertência à cassação de sua aposentadoria como policial.

Fonte:CNN Brasil
Foto:Último Segundo – iG

Tópicos