A cúpula do Senado Federal planeja votar, no primeiro semestre de 2025, uma proposta para extinguir a reeleição para cargos do Poder Executivo. A medida, que conta com o apoio do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do favorito para sucedê-lo, Davi Alcolumbre (União-AP), será uma prioridade na próxima gestão do Senado, especialmente para atender interesses de partidos de centro e direita.
A proposta tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e prevê mandatos únicos de cinco anos para prefeitos, governadores e presidente, sem possibilidade de reeleição. De autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), a medida não afetaria quem já ocupa cargo eletivo, portanto, não se aplicaria ao presidente Lula em 2026.
A oposição à proposta é liderada pela esquerda, que argumenta a favor de outras mudanças no sistema eleitoral, como a adoção do voto em lista para cargos proporcionais. Entretanto, políticos de peso como os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), apoiam o fim da reeleição.
Se aprovada, a medida representaria uma mudança significativa no cenário político brasileiro, limitando a alternância de poder e estabelecendo um mandato único para os cargos mais altos do país.
Fonte:CNN Brasil
Foto:G1 – Globo
Comentar